A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Santo António sobre rodas

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

É um dos primeiros projectos a serem financiados pela plataforma de crowdfunding da Câmara Municipal de Lisboa. E estaciona amanhã no Largo de Santo António da Sé

Chama-se Triciclo de Santo António, uma estrutura móvel 2em1. Por um lado, é uma obra de arte, uma escultura desenvolvida pela artista plástica Carla Rebelo. Por outro, é uma loja que irá vender artigos relacionados com a história e o culto do Santo António no local mais apropriado possível: o Largo de Santo António da Sé. É aí que será inaugurada a nova atracção de Lisboa já este sábado a partir das 11.00 com Tábuas de Santo António, biscoitos confecionados a partir de uma receita centenária e ingredientes oriundos das regiões que o santo percorreu, entre Portugal, Marrocos e Itália.

E é esta a primeira materialização do projecto My Santo António criado por Carla Queiroz Lopes e por Olivier Pourbaix, ambos arquitectos e moradores no largo que viu o santo nascer (ou assim se conta). A eles juntou-se o publicitário Jayme Kopke e o resultado está à vista.

Na plataforma Boa Boa (mais recentemente convertida na LisBOAideia), o projecto lançado em 2016 foi um sucesso. De tal forma que permitiu alterar a ideia inicial que previa aquisição de um triciclo Piaggio para um transporte bem mais original, vindo da Dinamarca e mais ecológico, encimado por uma escultura que faz não só referência aos locais por onde o Santo António passou em vida, como aos ramos da nogueira onde, nas últimas semanas de vida, o franciscano se deitou em Camposampiero, perto de Pádua.

Luis Filipe Gaspar


+ Já há datas para os primeiros arraiais de Lisboa

+ Tronos de Santo António: está aberto o concurso

Últimas notícias

    Publicidade