A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Temperaturas altas? Vá a este museu sem sair de casa

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

O Museu Nacional do Traje associou-se a um projecto do Google Arts & Culture com cinco exposições virtuais. Além da entrada (virtual) gratuita, também pode visitar o museu sem tirar os olhos do ecrã.

Pode não parecer, mas nas imagens de destaque vê dois fatos de banho que pouco devem à frescura. Era assim que se ia à praia em épocas mais comedidas, neste caso em 1900 (o fato de banho azul com touca) e em 1918 (o fato de banho com capa), e são estes apenas dois dos espécimes que integram a exposição virtual "A History of Bathing Suits: 1900-1940", do Museu Nacional do Traje.

We wear culture é o nome do projecto do Google Arts & Culture que se tornou a maior exposição virtual dedicada à moda. São, aliás, 3000 os anos do mundo da moda que 180 instituições culturais de todo o mundo – entre universidades, ONG's, museus, curadores ou designers de moda – conseguiram reunir ao longo dos mais diferentes temas, como "Fashions of Versailles" ou "British Punk", e com a ajuda das novas tecnologias.

O Museu Nacional do Traje aceitou o desafio feito pelo projecto da Google e projecta-se internacionalmente com a sua colecção de trajes e acessórios desde o século XVIII até à actualidade. E de duas formas. Por um lado pode visitar a casa do museu, o Palácio Angeja-Palmela, através do Street View, e por outro viajar por cinco exposições virtuais preparadas pelo museu. Além da exposição de fatos de banho, tem ainda à sua disposição as exposições "Collection highlights: Magnificent Dresses From the National Museum of Costume"; "Fur over Skin: The Evolution of Stylish Fur in Fashion"; "Get Married! Wedding Dresses 1800-2000"; e "Step Into The National Museum of Costume in Portugal".


+ O Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado tem uma nova cafetaria

+ Estas novas marcas portuguesas são um refresco de Verão

Últimas notícias

    Publicidade