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The Beer Call: cheira a cerveja na Lx Factory

Escrito por
Francisca Dias Real
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Lisboa agarrou-se à cerveja como as raízes das árvores à terra. A primeira edição do The Beer Call vai chegar à Lx Factory esta sexta-feira (20) e deixa os arraiais montados até domingo. Produtores, distribuidores e, claro, apaixonados por cerveja, todos vão marcar presença durante três dias de conferências, workshops e provas comentadas.

“Não queríamos um festival banal, porque desses já há muitos”, explica à Time Out Bárbara Marto, uma das organizadoras do evento. “O número de produtores cresceu, mas a verdade é que os consumos não acompanham esse crescimento. Há muita diversidade mas é preciso traduzir isso em consumo e em negócios sustentáveis.” 

O grande objectivo do The Beer Call não é ser meramente um evento onde se bebe cerveja, mas onde se aprende o máximo possível sobre os processos de produção cervejeira. “Produzir cerveja é caro e envolve muito conhecimento e é nessa parte que nós entramos”, diz Bárbara, que chamou Beatriz Carvalho, a primeira beer sommelier portuguesa, para se juntar à organização, alguém que diz ter “o know-how suficiente”.

A organização quer que o público adquira o conhecimento e a experiência necessários para enriquecer as suas experiências gastronómicas e sensoriais no restaurante, no bar ou em casa. Johan Swinnen, Beatriz Carvalho, Bento Amaral, Bruno Aquino, Javier Gomez-Lopes e Tito Santos vão partilhar o know-how cervejeiro ao longo de provas comentadas, harmonizações e debates.

“Fazer cerveja, tanto em grande escala como em pequena, implica processos complexos”, explica Beatriz Carvalho. “Desde a cevada até à cerveja como produto final temos a maltagem, que normalmente é feita fora da fábrica. Portanto é um processo bastante complexo porque tem muitos intervenientes e quando se fala em cerveja artesanal, os pequeninos, os artesanais, sabem tudo o que acontece no circuito deles. É tudo controlado.”

No fundo, o The Beer Call quer criar consciências cervejeiras, alertar para a qualidade daquilo que se bebe. “Quando vamos a alguns restaurantes, não passa pela cabeça de ninguém pedir uma carta de cervejas, isso ainda não está implementado e quero que as pessoas se consciencializem sobre isto. É preciso ter consciência e dotar as pessoas de ferramentas para que conheçam o que estão a consumir”, afirma Bárbara Marto. 

Lx Factory. R. Rodrigues de Faria, 103. Sex 17.00-21.00, Sáb-Dom 15.00-21.00. 18€.

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