A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Todd Haynes prepara documentário sobre os Velvet Underground

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Meio século depois, os Velvet Underground continuam nas nossas vidas. Ainda queremos saber da banda que nos deu "Sunday morning" ou "I’m waiting for the man" e a prova disso é o novo documentário que está a ser preparado por Todd Haynes, realizador de Carol e Longe do Paraíso. A novidade foi avançada pelo próprio à revista Vanity Fair no Festival de Cinema de Locarno, onde foi homenageado.

O anúncio do novo documentário sobre a banda de Lou Reed e John Cale acontece nos 50 anos de The Velvet Underground & Nico, o icónico disco da banana desenhada por Andy Warhol e que ainda hoje é considerado como um dos álbuns mais influentes da história da música.

À Vanity Fair, Todd Haynes não adiantou muito mas revelou que o documentário contará com a participação dos membros ainda vivos dos Velvet Underground, nomeadamente Cale, Sterling Morrison e Maureen Tucker. Lou Reed morreu em 2013 e Nico (Christa Päffgen) morreu em 1988. A história da banda será ainda contada por quem a viveu na época.

O documentário ainda não tem título e está numa fase embrionária, mas Haynes tem já uma ideia do que quer fazer: partir dos filmes de Andy Warhol – afinal foi na Factory, o estúdio de Nova Iorque do artista, que quase tudo aconteceu –, para contar a história da banda.

O realizador não tem dúvidas de que será “um desafio”, uma vez que não existe muita informação sobre os Velvet Underground. À Vanity Fair, Todd Haynes disse estar desejoso por começar “a emoção da pesquisa e da montagem visual”.

À semelhança do que já nos tem habituado, Haynes, realizador também de I'm Not There - Não Estou Aí, sobre Bob Dylan, assume que o documentário terá um lado muito experimental.

Sem entrar em muitos detalhes, Haynes revelou ainda estar a trabalhar numa série de televisão para a Amazon sobre “uma figura extraordinariamente importante de uma influência histórica e cultural imensa”.

Ainda sobre os Velvet Underground, e os 50 anos de The Velvet Underground & Nico, estreará no Festival de Cinema de Veneza um filme sobre Nico, realizado pela italiana Susanna Nicchiarelli e protagonizado pela actriz dinamarquesa Trine Dyrholm.

Mais sobre cinema:

+ Sete filmes sobre músicos

Steadicam, a câmara que mudou o cinema

Últimas notícias

    Publicidade