[title]
Meio século depois, os Velvet Underground continuam nas nossas vidas. Ainda queremos saber da banda que nos deu "Sunday morning" ou "I’m waiting for the man" e a prova disso é o novo documentário que está a ser preparado por Todd Haynes, realizador de Carol e Longe do Paraíso. A novidade foi avançada pelo próprio à revista Vanity Fair no Festival de Cinema de Locarno, onde foi homenageado.
O anúncio do novo documentário sobre a banda de Lou Reed e John Cale acontece nos 50 anos de The Velvet Underground & Nico, o icónico disco da banana desenhada por Andy Warhol e que ainda hoje é considerado como um dos álbuns mais influentes da história da música.
À Vanity Fair, Todd Haynes não adiantou muito mas revelou que o documentário contará com a participação dos membros ainda vivos dos Velvet Underground, nomeadamente Cale, Sterling Morrison e Maureen Tucker. Lou Reed morreu em 2013 e Nico (Christa Päffgen) morreu em 1988. A história da banda será ainda contada por quem a viveu na época.
O documentário ainda não tem título e está numa fase embrionária, mas Haynes tem já uma ideia do que quer fazer: partir dos filmes de Andy Warhol – afinal foi na Factory, o estúdio de Nova Iorque do artista, que quase tudo aconteceu –, para contar a história da banda.
O realizador não tem dúvidas de que será “um desafio”, uma vez que não existe muita informação sobre os Velvet Underground. À Vanity Fair, Todd Haynes disse estar desejoso por começar “a emoção da pesquisa e da montagem visual”.
À semelhança do que já nos tem habituado, Haynes, realizador também de I'm Not There - Não Estou Aí, sobre Bob Dylan, assume que o documentário terá um lado muito experimental.
Sem entrar em muitos detalhes, Haynes revelou ainda estar a trabalhar numa série de televisão para a Amazon sobre “uma figura extraordinariamente importante de uma influência histórica e cultural imensa”.
Ainda sobre os Velvet Underground, e os 50 anos de The Velvet Underground & Nico, estreará no Festival de Cinema de Veneza um filme sobre Nico, realizado pela italiana Susanna Nicchiarelli e protagonizado pela actriz dinamarquesa Trine Dyrholm.
Mais sobre cinema: