A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

UrbanWaste: o projecto que não quer que o turismo nos lixe

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Há um projecto europeu que quer limpar o assunto do turismo. Lisboa é uma das cidades piloto deste UrbanWaste e a Time Out foi ver como se reduz o lixo produzido pelos turistas.

Quanto mais pessoas vivem na mesma casa, mais se suja e mais se tem de limpar. Nas cidades é igual. Pelo menos nas cidades piloto do UrbanWaste, que vai passar por Lisboa, Florença, Nice, Siracusa, Copenhaga, Kavala (Grécia), Santander, Nicosia, Dubrovnik (condado de Neretva), Tenerife e Ponta Delgada.

O projecto financiado pela União Europeia tem no horizonte a implementação de um sistema de prevenção, gestão, recolha e tratamento de resíduos urbanos dirigido aos turistas. E uma das medidas será o desenvolvimento de três soluções tecnológicas: mapas interactivos com a localização de serviços 'sem desperdício'; um dispositivo de rastreamento de resíduos de alimentos para restaurantes que vai dar feedback ao pessoal da cozinha, em tempo real, das quantidades desperdiçadas; e uma aplicação chamada Wasteapp. Será uma aplicação móvel interactiva, onde os turistas passarão a saber os horários de recolha dos resíduos ou a localização dos ecopontos. Há uma funcionalidade da aplicação que promove a participação e os incentiva a seguir as regras: um jogo que recompensa o conhecimento de boas práticas com descontos em restaurantes, bares e outros prestadores de serviços que se associem ao projecto.

+ A falar ecológico é que a gente se entende

+ 10 anos de Orçamento Participativo em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade