A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A falar ecológico é que a gente se entende

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

No mundo falam-se muitas línguas, mas por cá a Organii trata de falar a língua do ecológico e abarcar tudo o que o maravilhoso mundo do orgânico tem para dar. A marca portuguesa entrou de rompante pela Lx Factory e não planeia arredar pé tão cedo. Da loja de cosmética, as irmãs Rita e Cátia Curica saltaram para a roupa, decoração e tratamentos de spa, mas a novidade está na Academia Organii. Às lojas bio e eco lifestyle, junta-se agora uma mão cheia de palestras e workshops em que, dizem as manas fundadoras, será possível aprender o “bê-á-bá do eco living”.

A Time Out falou com Cátia Curica, que explicou a magia que vai acontecer no novo espaço. Afinal, “tudo pode ser ensinado”.

Na Organii adoptaram um estilo de vida que contribui para um mundo melhor: como é que começaram a estar alerta para isso?

Isto começou tudo com a formação da Organii em 2009. Eu e a minha irmã sempre sofremos de imensas alergias de pele e tínhamos sempre meia dúzia de produtos diferentes porque era preciso ir trocando de creme, champô ou gel de duche. A partir de 2006, começámos nas nossas viagens a contactar com uma série de marcas biológicas às quais não tínhamos alergia. Fomos conhecendo cada vez mais marcas e pensámos que se nós tínhamos esta trabalheira para comprar, de certeza que haveria mais gente com o mesmo problema. Foi assim que surgiu a ideia e que em 2009 abrimos a primeira loja no Chiado. Tivemos uma excelente aceitação e as coisas foram evoluindo.

A Organii passou da cosmética para a roupa e decoração – e agora saltou para as talks e workshops. De onde surgiu a ideia para criar a Academia Organii? 

O evento que fizemos em Novembro, o Eco Market, foi muito revelador e o ponto de partida para criarmos a Academia. Nesse mercado tivemos palestras e workshops e a aceitação foi gigantesca. Tivemos mesmo pessoas a dizerem-nos que queriam ver tratados outros temas. Nós pensámos que devíamos ter isto de uma forma mais constante.

As conversas vão abranger que tipo de temas?

Queremos ter workshops e talks regulares nas áreas da alimentação, da saúde, do bebé – que é muito o nosso foco –, e na área do zero waste, ou seja, de como ter uma vida sem desperdício. São temas que são passíveis de se transformarem em workshops e de serem ensinadas. Queremos que as pessoas que não sabem por onde começar este modo de vida tenham um ponto de partida na nossa Academia, que saibam que é possível fazer tudo e viver uma vida ecológica, porque é uma forma de vida fácil de ser ensinada. A partir do momento em que a informação começa a ser partilhada, as pessoas podem aplicá-la no seu dia-a-dia, tornando a sua vida mais sustentável, mais bio e sempre em contacto com a natureza.

Vocês dizem que querem ensinar o bê-á-bá do eco living. Quais são os primeiros passos?

Há logo dois passos fundamentais. O primeiro é aquilo que nós escolhemos enquanto consumidores, portanto a consciência do consumidor. O segundo passa por ensinar a fazer essas escolhas de consumidor numa perspectiva que não crie mais lixo, coisas simples que por vezes as pessoas fazem inconscientemente.

O que consideram ser diferenciador no vosso projecto e, sobretudo, nas palestras que vão dar?

Antes nós não tínhamos um espaço próprio e com a Academia isso mudou, porque temos um local apropriado para fazermos as palestras, workshops e showcookings. Basicamente, temos o espaço indicado para tornar essa partilha efectiva. Mas o que nos torna diferentes é sem dúvida a forma como queremos fazer as coisas, sempre com base na sustentabilidade. Não basta dizer que vamos fazer sabonetes e depois usar uma glicerina, que vem do petróleo. 

São vocês as responsáveis pela palestra ou vão levar especialistas?

Algumas palestras vamos ser nós a dar porque já nos tornámos especialistas em algumas matérias. Outras e a grande maioria dos workshops serão dados por especialistas.

Na Academia pretendem que as pessoas também aprendam a viver “sem pressas”. O ritmo citadino é demasiado acelerado para se poder viver em pleno de forma ecológica? 

É tudo uma questão de foco, digo sempre isto. É uma questão mental, as pessoas acham que têm sempre milhares de coisas para fazer – e até podem ter – mas passa tudo pela forma como organizam a sua vida. A pessoa tem de estar centrada e focada numa determinada coisa e quando dispara para todos os lados não consegue e o rendimento diminui. Nós temos palestras que ajudam as pessoas a definirem prioridades e a manterem o foco, porque é tudo uma questão de estratégia.

O que é que esperam do vosso público na Academia Organii?

Esperamos pessoas que venham de mente aberta para receber e, claro, partilhar as próprias experiências. Com a Academia queremos criar uma comunidade que queira mesmo partilhar este estilo de vida.

Como é que se vão reinventar a seguir?

O nosso próximo passo é, sem dúvida, produzir. Queremos montar uma fábrica sustentável para começar a produzir produtos alinhados com a nossa filosofia de vida.

O primeiro workshop é já na quarta-feira, dia 5 de Julho. Joana Tadeu vai falar sobre “Férias sem desperdício” e dar dicas para gastar menos e ter umas férias com mais qualidade. Tanto para as palestras como para os workshops serão sempre necessárias inscrições, que devem ser feitas por email para lojaorganii@organii.pt.

Rua Rodrigues Faria, 103 Alcântara – Loja Organii. Todos os dias, 10.00-14.00/ 15.00-19.00

+ Já conhece a Organii Concept Store, Boa Safra e The Therapist?

+ As melhores lojas e mercados biológicos em Lisboa

 

Últimas notícias

    Publicidade