A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Veja online o documentário Alfama é Marcha

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

As marchas populares não servem apenas o entretenimento. Servem as gentes dos bairros de Lisboa, também eles populares, que vêm nesta tradição um factor de união entre várias gerações que aqui partilham uma coisa em comum: o amor ao bairro e a tudo o que isso implica.

O colectivo artístico espanhol Left Hand Rotation, um conjunto de activistas urbanos que também conta com rotações (ao contrário) lisboetas, já tem alguma história em Lisboa. Há alguns anos que têm vindo a alertar para os perigos de um terramoto turístico que no último ano aumentou de intensidade, atingindo possivelmente um dos últimos graus da escala. E Alfama tem sido um dos bairros que mais tem sofrido com a chamada gentrificação.

Ainda nos lembramos de um habitante deste bairro histórico ter dito numa reportagem televisiva mais ou menos isso: se expulsarem os moradores de Alfama das suas casas e as encherem de turistas, quem vai marchar para a Avenida? Numa altura em que arrancam os ensaios da Marcha Popular de Alfama, a grande vencedora da última edição, o colectivo disponibiliza online o documentário Alfama é Marcha, que documenta o processo de trabalho de uma tradição popular que promove os laços e o reencontro regular entre as gentes do bairro, enquanto põe o dedo na ferida com algumas questões: "Como evitar que a memória e as formas de habitar coletivas sejam substituídas por uma versão folclorizada da vida em comum do bairro para consumo turístico?".

Veja o documentário completo aqui:

Alfama é Marcha | Documentario from Left Hand Rotation on Vimeo.

Últimas notícias

    Publicidade