Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Um museu dos jogos de plataformas chamado ‘Super Mario 3D All-Stars’
Super Mario Galaxy
DR Super Mario Galaxy

Um museu dos jogos de plataformas chamado ‘Super Mario 3D All-Stars’

‘Super Mario 3D All-Stars’ reúne três videojogos clássicos da Nintendo, e pelo caminho celebra o 35.º aniversário de ‘Super Mario Bros’.

Por Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

O Super Mario Bros. original foi um dos videojogos mais vendidos e importantes da história. Saiu há 35 anos, no Japão, e a Nintendo está a assinalar a efeméride com uma série de edições e reedições. As celebrações começaram logo no início do início de Setembro, com a oferta do clássico Super Mario All-Stars aos assinantes do serviço Nintendo Switch Online, e ao longo dos próximos meses vão ser lançados novos títulos (mas não só), incluindo Super Mario Bros. 35, um jogo competitivo online, e Super Mario 3D World + Bowser’s Fury, a versão aumentada da excelente aventura de plataformas da Wii U. 

Mas o momento alto das comemorações foi a edição do novo Super Mario 3D All-Stars. O nome remete para o primeiro All-Stars, que em 1993 recriou na Super NES todos os jogos de plataformas do canalizador da Nintendo editados na NES original. Agora, são os jogos de plataformas em 3D protagonizados por Mario e editados na Europa entre 1997 e 2007 (Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy) que são transportados para a Switch. E enquanto em 93 a Nintendo redesenhou e actualizou os gráficos dos clássicos compilados, desta feita optou-se por uma recriação mais fiel das obras, que mantêm a estética original. Algumas podem parecer datadas, mas isso dá-lhes um certo charme.

Disponível na Nintendo Switch até 31 de Março de 2021.

Super Mario 64
Super Mario 64
DR

Super Mario 64

A primeira aventura de Mario num mundo tridimensional ajudou a definir o que eram e podiam ser os jogos (de plataformas, mas não só) em 3D. Criada pelo mestre Shigeru Miyamoto para a Nintendo 64, é uma experiência arrojada a todos os níveis, que se prolonga por uma dúzia de horas sem nunca perder o interesse nem a vontade de explorar todas as possibilidades que a terceira dimensão trazia então aos videojogos. Como todos os pioneiros, Miyamoto deu passos em falso e cometeu erros, mas fez uma obra-prima. Alguns aspectos de Super Mario 64 encontram-se datados (os gráficos, o descontrolo da câmara), mas ainda é um dos melhores e mais influentes videojogos das últimas décadas.

Super Mario Sunshine
Super Mario Sunshine
DR

Super Mario Sunshine

O segundo Super Mario em 3D não está à altura do primeiro. Não é um mau jogo – antes pelo contrário – mas não é tão bom como muitos dos títulos da série que saíram antes e depois. Se ignorarmos a sua ilustre linhagem, no entanto, este Sunshine é um excelente jogo de plataformas, que nos transporta para um cenário paradisíaco e introduz várias e inventivas mecânicas. Foi lançado originalmente na GameCube, em 2002, e surge agora na Switch com uma resolução superior e gráficos mais polidos e nítidos. Não recebeu uma extreme makeover, e até se mantém bastante fiel ao original, mas tem melhor aspecto.

Publicidade
Super Mario Galaxy
Super Mario Galaxy
DR

Super Mario Galaxy

Se Super Mario 64 foi o primeiro jogo de plataformas em 3D que aproveitou plenamente o potencial deste género, Super Mario Galaxy, editado uma década depois, foi de certa forma o último. É verdade que saíram mais e talvez melhores jogos depois, incluindo uma sequela que é pelo menos tão boa como o original (e que não se percebe porque não está nesta compilação) e Super Mario Odyssey, discutivelmente o melhor título da franquia. Mas nenhum deles expandiu tanto as possibilidades do género e do meio como este. Um elogio à curiosidade e inventividade em forma de videojogo, que hoje continua a ser tão magnífico como era em 2007. Só pela possibilidade de o jogarmos outra vez, com a resolução aumentada e numa consola portátil, já vale a pena comprar este compilação. Cinco estrelas.

Os melhores jogos para...

PlayStation 4

Coisas para fazer Jogos e passatempos

Das pequenas edições independentes às últimas produções multimilionárias, mais uns quantos clássicos à mistura, há títulos para todos os gostos na PlayStation 4.

Switch

Coisas para fazer

É uma consola deste tempo, em que estamos habituados a relacionar-nos com o entretenimento em vários contextos e lugares. E tem vários títulos que não não se encontram em mais lado nenhum.

Publicidade

Xbox One

Coisas para fazer Jogos e passatempos

Há centenas de títulos que vale a pena jogar na consola da Microsoft. Desde produções independentes a grandes blockbusters, estes são os 12 melhores jogos para Xbox One.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade