A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Bicicletas
DR

As melhores oficinas e lojas de bicicletas em Lisboa

Inteiras, às peças, em lojas da especialidade ou em cantinhos especiais. Descubra estas lojas cheias de pedalada.

Escrito por
Mauro Gonçalves
,
Raquel Dias da Silva
e
Sebastião Almeida
Publicidade

A invenção da roda (ali no quarto milénio a.C.) veio revolucionar a história da humanidade. E o nascimento da bicicleta, que aconteceu há coisa de 2500 anos, não lhe fica muito atrás. Lisboa está cada vez mais ciclável e se quer aderir ao movimento que tem invadido a cidade, convém ir preparado, quer em segurança, quer em estilo. É fácil comprar uma bicicleta em Lisboa, mas mais complicado é descobrir aquele sítio especial que nos faz sonhar com pedaladas urbanas colina acima, colina abaixo, com um capacete personalizado ou uma bicicleta capaz de captar a atenção do ser mais descrente em veículos de duas rodas. Por isso, tome nota destas oficinas e lojas de bicicletas em Lisboa.

Recomendado: Nove canções para ouvir enquanto pedala

As melhores oficinas e lojas de bicicletas em Lisboa

  • Compras
  • Estilo de vida
  • Sete Rios/Praça de Espanha

Pedro Gil é um velho e incorrigível amante das clássicas, tanto que em 2014 deixou para trás a vida de engenheiro metalomecânico e criou a Velo Corvo, uma loja e oficina actualmente localizada em São Domingos de Benfica. Lá dentro — não haja ilusões — vai encontrar sobretudo topos de gama de décadas passadas, bicicletas francesas (mas não só) que resistiram ao tempo e que, nas mãos deste aficionado cheio de paciência, ganham um novo brilho. Ainda assim, Pedro diz-se perito em escolher a bicicleta certa para cada amigo ou cliente, seja ela uma clássica ou não. Opções não lhe faltam.

Biclas
  • Coisas para fazer
  • Santa Maria Maior

Começou por ser um negócio online, mas expandiu-se para lojas físicas. Em Lisboa, tem a porta aberta no Largo de São Julião (Baixa) e em Belém, onde pode analisar melhor o material antes da comprar. É lá que encontra grandes marcas internacionais e bicicletas BTT, de estrada, dobráveis, eléctricas e usadas a preços mais simpáticos. A loja tem ainda de um serviço de aluguer de bicicletas (ao dia, à semana ou à hora) e uma oficina.

Publicidade
Bike.POP
  • Compras
  • Intendente

Criado como um projecto pioneiro pela Cooperativa Cultural POST, a loja e oficina Bike.POP promove a mobilidade sustentável. A equipa realiza acções de formação, produz eventos e actividades desportivas e recreativas, cria e desenha equipamentos de mobiliário urbano e bicicletas especiais e até instala infraestruturas como estacionamentos para bicicletas e estações urbanas de reparação – incluindo o primeiro posto self-service gratuito de reparação e manutenção de bicicletas de Lisboa. Onde? No Largo do Intendente.

  • Compras
  • Parque das Nações

Esta loja nasceu a pensar nos problemas ambientais que o homem deverá enfrentar nas próximas décadas. É exclusivamente dedicada a bicicletas eléctricas, de marcas como Riese & Muller, Bulls, Stevens, Moustache, Nooke e Urbanbiker. Mas também tem oficina para manutenção e reparações, mas também para serviços de personalização e aluguer de bicicletas.

Publicidade
  • Compras
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

É uma oficina comunitária em que as reparações das bicicletas são quase sempre gratuitas. Foi fundada em 2007 e, desde então, dedica-se a reparar as bicicletas dos ciclistas que aparecem à porta. O objectivo é promover o uso da bicicleta na cidade como um modo de mobilidade suave.

  • Desporto
  • Ciclismo
  • Marvila

Ana Pereira e Bruno Santos chegaram a estar no centro de Lisboa, na Álvares Cabral, mas mudaram-se para Marvila onde têm uma escola de bicicleta para todas as idades, uma loja (onde a grande especialidade são os famosos atrelados para andar com a família toda atrás), uma garagem de reparação e espaço para tudo o que tenha a ver com estes velocípedes – de exibição de filmes a workshops. O antendimento é sempre feito por marcação prévia.

Publicidade
  • Compras
  • Estilo de vida
  • Benfica/Monsanto

A condizer com o verdadeiro propósito deste espaço, de ferramentas na mão e avental vestido está Salvador. Depois de aprender o ofício, concretizou o sonho de abrir o próprio espaço: uma oficina de reparação e restauro de bicicletas, mas onde também se fecham bons negócios. Localizada em Benfica, a Salva Biclas faz sucesso entre a vizinha. Um dos clientes é António Costa, nada mais nada menos do que o primeiro-ministro.

Lisbon Bike Shop
  • Compras
  • Benfica/Monsanto

Há bicicletas à venda, mas também uma oficina com três mecânicos, para manutenção e reparações, desde afinações simples a revisões completas. Além disso, é ainda possível encontrar acessórios, vestuário, calçado e suplementos alimentares. Destacam-se ainda as biciletas eléctricas, das marcas Scott e Trek.

Publicidade
Loja das Bicicletas
  • Compras
  • Benfica/Monsanto

A Loja das Bicicletas, com mais de duas décadas, dedica-se ao comércio de bicicletas e acessórios. E há de tudo neste paraíso das biclas, desde capacetes a capas para sapatos, de bombas a GPS, de bolsas a cadeados. Têm ainda uma oficina e produtos em segunda-mão, mais baratos.

  • Compras
  • Parque das Nações

A maior parte das bicicletas para venda são em segunda mão. O reaproveitamento de bicicletas usadas e dos seus componentes é política da casa. Sempre que possível faz-se a reparação, mas caso o equipamento esteja comprometido encomendam-se novas peças. Todas as bicicletas têm três meses de garantia, durante os quais será feito todo o tipo de ajustes e arranjos gratuitos.  E ainda funciona como oficina. Vítor Peixoto, o doutor das bicicletas, sabe o que faz.

Publicidade
  • Compras
  • Alvalade

É a mais antiga loja de bicicletas com porta aberta em Lisboa. Fundada em 1951, comemorou em 2021 os seus 70 anos e continua a pedalar com saúde. A loja é também uma oficina, que funciona na cave, um porto seguro para tratar das mazelas de qualquer tipo de bicicleta. Mas é mais em cima que encontra um mundo de bicicletas, convencionais e eléctricas, novas e restauradas.

  • Compras
  • Beato

É uma loja e oficina dedicada a todo o tipo de bicicletas. Sejam elas eléctricas, de estrada, urbanas ou dobráveis. Ocupou as antigas instalações da Bk Lisboa, na Morais Soares, e é loja-parceira da Velo Culture, loja portuense. O stock da Bk continua no local e pode ser adquirido. Também há todo o tipo de acessórios disponíveis.

O mundo do pedal em Lisboa

  • Coisas para fazer

Há cada vez mais pessoas que pedalam em direcção a um futuro mais sustentável. E também divertido. Há ciclovias em Lisboa onde é um gosto dar ao pedal e fomos circular para lhe deixar aqui nove sugestões de percursos cicláveis na cidade que lhe vão fazer bem para arejar as ideias ou ajudá-lo a chegar ao destino sem ter de ficar parado no trânsito. Dos mais centrais aos ribeirinhos, mais a este ou até ao extremo oeste, siga sem medo – mas com atenção – o caminho de algumas dos percursos cicláveis de Lisboa.

  • Coisas para fazer

Se sente que está na hora de tirar a barriga de misérias no que toca a pedalar, primeiro tome nota. No site da Câmara Municipal de Lisboa, há um mapa das vias para bicicletas já existentes e das que estão ainda por vir, além de disponibilizar a localização para o estacionamento de bicicletas. Mas em Outubro de 2021, as ciclovias chegaram ao Google Maps, facilitando os percursos mais indicados para quem se desloca em bicicleta. Aproveite agora quem tem toda esta informação do seu lado e guarde mais esta lista que lhe diz, sem complicações, onde e como alugar bicicletas.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade