Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Descubra estes mercados de Natal solidários em Lisboa

Descubra estes mercados de Natal solidários em Lisboa

Se há altura do ano em que o espírito solidário vem à tona é no Natal – e há mercados que ajudam a canalizar essa ajuda para quem precisa

Por Francisca Dias Real |
Publicidade
REINO DO NATAL
Câmara de Sintra

A azáfama natalícia para riscar presentes da lista, muitas vezes, fala mais alto que qualquer outra coisa por esta altura. O espírito da quadra leva toda a gente a querer decorar com prendas o espaço à volta da árvore de Natal ou o sapatinho pendurado na lareira – mas há formas de contrariar esse consumismo desenfreado e torná-lo mais sustentável e solidário. Ano após ano crescem as campanhas de solidariedade que fazem reverter produtos ou eventos a favor desta ou daquela associação. É como juntar o útil ao agradável nestes mercados solidários que aqui lhe sugerimos: pode despachar uma série de presentes e fica de consciência tranquila porque estará a ajudar alguém. 

Recomendado: Os melhores mercados de Natal em Lisboa 

Mercados de Natal solidários em Lisboa

https://www.instagram.com/p/B3UaY1Vnub1/
CRTD Instagram
Compras

Solidary Xmas pop up

Rua Borges Carneiro, Estrela/Lapa/Santos

Mais uma modinha, mais um vendinha natalícia. Três é a conta certa: são três dias de um mercado solidário com três nomes portugueses que se juntam para vender as suas coleções. O designer João Magalhães estende por lá as suas criações, Miguel Costa mostra as famosas camisas C.R.T.D. cheias de cor e padrões e Sebastião Sá da Bandeira leva as ilustrações consigo – os três encabeçam esta venda cujo 20% do valor total reverterá a favor da CASA, associação que apoia os sem abrigo. 

Natal
Christmas Fun Park
Coisas para fazer

Capital do Natal: Christmas Fun Park

Passeio Marítimo de Algés, Oeiras

A Capital do Natal, o maior parque temático da Europa dedicado à magia da aldeia do velhinho das barbas brancas, estreia-se este ano em Portugal, no Passeio Marítimo de Algés. Apesar de todo o recinto ser pago, tem uma zona chamada Via dos Corações Abertos, que é um mercado de Natal solidário, e é de acesso livre.

Publicidade
Feliz Almada 2019
Fotografia: Câmara Municipal de Almada
Coisas para fazer

Feliz Almada

Vários locais

O Feliz Almada, o programa de Natal da cidade, arranca este fim-de-semana na Praça da Liberdade, com videomapping, um carrossel e uma pista de gelo. Mas há mais propostas de actividades para ver e fazer até ao final de Dezembro, como visitar o Mercado de Natal Amigo da Terra no centro da cidade. Graças a uma centena de artesãos de todo o país e instituições particulares de solidariedade social, encontrará inúmeras ideias para presentes solidários e amigos do ambiente, mas também um vasto conjunto de actividades, desde oficinas até showcookings.

REINO DO NATAL
Câmara de Sintra
Coisas para fazer

Reino do Natal

Parque da Liberdade, Sintra

A magia da quadra invade um dos parques mais míticos da vila de Sintra, o Parque da Liberdade, que se torna o cenário ideal para ir em família. Todo o espaço é cenografado com figuras fantásticas do universo natalício, dos duendes às fadas e renas, e há até uma casa do Pai Natal onde as crianças vão poder tirar uma fotografia e entregar as cartas com os pedidos para este ano. Há ateliês para os mais pequenos, concertos, momentos teatrais e actividades desportivas para os intervalos em que não está a viver intensamente o cenário montado no parque. E como é habitual, esta edição, que dura até 23 de Dezembro, volta a ter uma vertente solidária com recolha de bens para as famílias mais carenciadas do concelho. Não muito longe, o Terreiro Rainha D. Amélia acolhe o tradicional mercado de Natal, um carrossel e uma pista de gelo – a escadaria do Palácio Nacional de Sintra será palco de concertos corais. 

Mais Natal em Lisboa

presentes de natal
Fotografia: Kira auf der Heide/ Unsplash
Compras, Presentes e lembranças

Presentes fora da caixa

A falta de ideias para escolher presentes originais é um tormento? Passa horas em frente ao monitor em busca daquele pedaço de estranheza ideal e não há nada que encha as medidas? Bem sabemos a pressão a que a época obriga, mas não seja por isso. A internet está cheia de coisas absolutamente inesperadas e nós estamos cá para ajudar. Reunimos algumas das melhores coisas de que nos lembrámos para que possa dar descanso aos olhos, aos pés e à paciência. 

Harry Potter The Exhibit @ The Museum of Science and Industry
Fotografia: J.B. Spector
Coisas para fazer

Inverno em Lisboa: eventos aconchegantes para os dias frios

O Inverno em Lisboa não tem de ser um inferno. Sabemos que as temperaturas desceram, que a chuva passou a ser a palavra do dia, mas não se preocupe, isso não é desculpa para congelar a sua vida social. Deixe a hibernação para as marmotas e para os ursos, pouse o chocolate quente, tire a manta de cima e poupe no aquecimento: temos as melhores sugestões de concertos, exposições, peças de teatro, cursos e festivais para aquecer o que sobra de 2019 e arrancar 2020 sem precisar de se constipar. 

You may also like

    Publicidade