A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Leituria
Fotografia: Duarte Drago

Livrarias independentes em Lisboa onde pode encomendar online

Apesar de terem as suas portas fechadas, a clientela pode ajudar as livrarias independentes em Lisboa a sobreviver

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Os livros são sempre boa companhia, mais ainda em dias de confinamento, onde as quatro paredes de casa parecem não aguentar mais projectos DIY, maratonas de séries e filmes ou mais uma fornada de pão caseiro. Pois bem, mas na hora de comprar um livrinho, lembre-se do aperto que os livreiros independentes estão a viver com as portas fechadas e com a impossibilidade de manterem vivos muitos dos seus negócios que não estão presos a uma grande cadeia que os suporte. Por isso, dizemos-lhe aqui algumas das livrarias independentes em Lisboa onde pode encomendar online e ajudar o negócio a manter-se vivinho da silva.

Recomendado: Roteiro de livrarias independentes em Lisboa

Livrarias independentes em Lisboa onde pode encomendar online

  • Coisas para fazer
  • Estrela/Lapa/Santos

É galeria, café e livraria, tudo ao mesmo tempo. Sob o lema de que o desenho não tem fronteiras, é a esta arte que a Tinta nos Nervos se dedica. Na livraria douram as prateleiras autores como Philipe Guston, Lorenzo Mattotti, Robert Crumb, Charles Burns, Bruno Munari, Hector de la Valle, Maria João Worm, Dinis Connefrey, Filipe Abranches, André Ruivo ou Ema Gaspar. Na galeria as exposições vão rodando, e ao fundo há um café com esplanada interior. Enquanto as portas estão fechadas, o site é o veículo de vendas desta livraria da Madragoa, que vai actualizando a plataforma regularmente com novos títulos. Se houver algum que não esteja por lá, pode sempre enviar mensagem. Além de encomendar livros, pode ainda contar com o serviço Cartola!, um programa de subscrição mensal de livros com a curadoria da equipa da Tinta nos Nervos, que escolhe (sem que o cliente saiba) um livro adequado ao perfil do leitor.

Encomendas e questões via site, Facebook, Instagram ou e-mail

  • Coisas para fazer
  • Eventos literários
  • Grande Lisboa

Apareceu de cara lavada em 2019, mas a essência não mudou. A livraria passou a servir-se de uma das entradas do Misturado – um espaço cultural na Estefânia – com um prolongamento robusto a dois passos, no café Espuma dos Dias, no número 2 A da mesma rua. As altas estantes no primeiro espaço estão recheadas de livros, que até do tecto pendem, ainda que seja só como decoração. Vítor Rodrigues, o dono, quis manter o mesmo conceito de livraria de bairro que já tinha na Rua Dona Estefânia, com uma selecção vasta de autores pouco comerciais e livros usados que não se encontram em muitos locais. E assim continua, ainda que de portas fechadas, a operar activamente online – a livraria oferece os portes de envio em qualquer encomenda.

Encomendas via site, Facebook ou e-mail.

Publicidade
  • Arte
  • Chiado/Cais do Sodré

Livros, música e papelaria. Em São Bento, há disto tudo um pouco, com vinis de electrónica, jazz, hip hop e clássica ou obras que vão da banda desenhada a áreas especializadas como a arquitectura, a história, a religião, o teatro ou a saúde. É um tesourinho de visita obrigatória, assim como o site que aloja grande parte do arquivo da Distopia – e que lhe leva a casa os títulos que desejar durante o confinamento. 

Encomendas via site, e-mail ou telefone (91 486 9616).

  • Compras
  • Livrarias
  • Campo de Ourique

Os livros para crescidos nunca têm tanta piada ou encanto como os que estão à venda na BAOBÁ, uma livraria em Campo de Ourique especializada em literatura infantil. São várias salas com álbuns que queremos ter em formato poster para decorar a casa e livros de histórias inesquecíveis. Também costuma ter oficinas de ilustração, workshops e uma hora de contos. Mas enquanto a normalidade não volta, a Baobá segue firme nas vendas online. 

Encomendas via site, e-mail ou telefone (96 024 6317).

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Eventos literários
  • Lisboa

O que gostamos mais na Tigre de Papel é da belíssima selecção de novidades, zines, literatura infantil e livros usados escolhidos. É quase sempre possível encontrar aquele livro que há muito se procura, e um lugar onde se promovem editoras mais pequenas e independentes – tanto que a Tigre de Papel acaba por ter a edição de livros como uma componente do projecto, com edições próprias. A livraria organiza também eventos com regularidade, de lançamentos a conversas, debates ou actividades para crianças. Por esta altura, a livraria tenta manter-se à tona com a venda de livros digital, nas redes sociais. Os envios para todo o país contam com os CTT.

Encomendas via Facebook, e-mail ou telefone (91 072 2189).

  • Coisas para fazer
  • Chiado/Cais do Sodré

O nome não engana: vende livros de viagens, guias, álbuns, mapas e tudo o que tenha a ver com a nobre arte de laurear a pevide. É perfeito para ir antes das férias (quando as houver) ou simplesmente para viajar sem sair do sofá – toda a mística das histórias que vão além-fronteiras está aqui, em palavras sábias de múltiplos autores.

Encomendas via Facebook, e-mail ou telefone (21 395 0328)

Publicidade
  • Compras
  • Livrarias
  • Grande Lisboa

Duarte Pereira e Rosa Azevedo dão a cara pela Snob, uma livraria independente originária de Guimarães, mas agora com o centro de operações em Lisboa. Tudo o que está nas prateleiras podia bem estar na biblioteca destes dois, desde títulos novos a livros em segunda mão, jornais fora de circulação, fanzines e outras edições raras. No site têm grande parte dos títulos à venda, separados por áreas de interesse, mas criaram também uma loja online no Facebook. É visitar, encomendar, esperar e, finalmente, ler. 

Encomendas via site, Facebook ou e-mail.

  • Coisas para fazer
  • Eventos literários
  • Alcântara

Existem várias livrarias independentes na cidade, mas só uma tem uma bicicleta suspensa no tecto. Espaçosa, com livros por todo o lado, dois andares, um café e vestígios da maquinaria da antiga gráfica, à Ler Devagar não faltam singularidades, seja para comprar um livro e ir à sua vida ou para ficar por um bocado para dois dedos de conversa (ou de leitura). Por agora, mantém activo o site que tem algumas das edições próprias. O catálogo é limitado, mas fazem entregas ao domicílio dos restantes títulos. 

Encomendas via site, e-mail ou telefone (21 325 9992).

Publicidade
  • Compras
  • Livrarias
  • Chiado

É a segunda livraria mais velhinha de Lisboa (a seguir à Bertrand, a mais antiga do mundo em funcionamento), mas está como nova. Em 2017 renasceu porque José Pinho, dono da Ler Devagar, investiu na Ferin, com uma zona de alfarrabista no piso de baixo e um novo ar que contrasta com o peso da história deste espaço mítico da cidade no piso de cima. Para receber em casa, basta pedir. 

Encomendas via e-mail ou telefone (21 342 4422)

Mais leituras

  • Compras
  • Livrarias

A cidade tem pano para mangas e muitas histórias para contar. E são muitos os que partilham as suas investigações, talentos, experiências e sapiência nas páginas destes livros sobre Lisboa. As edições que se seguem têm a cidade das sete colinas como pano de fundo, embora a tratem sob diferentes perspectivas, de transportes públicos, arte, cultura e roteiros a histórias de tempos idos ou até a um gato aventureiro.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade