
Truz, truz! Quem é? As melhores lojas de brinquedos online
Se está com falta de material para brincadeiras, mande vir destas lojas de brinquedos online
Entreter os miúdos parece fácil, mas em casa às vezes é uma missão impossível. Com estas lojas de brinquedos online, não vai ter de mexer uma palha nem perder a paciência. Basta mandar vir. Desde uma revolucionária massa modelar, que dá dez a zero a todas as plasticinas do mundo, até brinquedos de madeira para amigos do ambiente, sem esquecer os bonecos de outros tempos ou a magia do papel, o que não falta são propostas para todos os gostos, carteiras e idades. Estas são as lojas de brinquedos online a ter debaixo de olho.
Recomendado: Desafio Time In: uma ideia por dia para entreter as crianças
As melhores lojas de brinquedos online


1. Jumping Clay
Os miúdos adoram plasticina, os pais abominam – sobretudo quando se cola ao sofá ou se esfarela toda no meio do tapete da sala. A massa modelar da Jumping Clay promete agradar a todos. Macia, leve e elástica, é perfeita para as crianças criarem os seus próprios brinquedos. Com uma lista infindável de bónus: tem aroma natural a jasmim, seca ao ar, é ecológica, livre de glúten, não é tóxica nem alérgica.


2. Nicho
Esta marca portuense é perfeita para os pais mais nostálgicos – as crianças não percebem, mas não se preocupe: os brinquedos de outros tempos têm tudo para fazer sucesso. Desde uma boneca coelhinha de linho até puzzles com cubos de madeira, passando por uma caixa de música de O Principezinho, não há falta de material para brincadeiras criativas.


3. Home Sweet Kids
Nesta loja multimarca, a maior parte dos brinquedos é de madeira, mas há uns mais especiais do que outros, como a harmónica cor-de-rosa que é o sonho de qualquer mini-diva. Para pais e filhos mais arrojados, há individuais de silicone para colorir à mesa, que prometem tornar as refeições de peixe cozido bem mais divertidas.


4. Ticotico
O pinho proveniente de florestas sustentáveis é o material principal da colecção de transportes artesanais da Ticotico. É a fundadora, Marina Gomes, quem faz tudo à mão, do desenho à construção e pintura, com tintas aquosas. Estes barcos, aviões e carros não precisam de pilhas que se gastam num instante e são a desculpa perfeita para os pais se juntarem às brincadeiras e fazerem uma viagem pelas suas memórias de infância.
5. Pukaca
Num mundo dominado pela tecnologia, os designers Isabel Vaz e Nuno Dias ousaram abrir uma loja no Seixal só com brinquedos feitos em papel 100% reciclado, que também pode mandar vir da Internet para casa. O objectivo é pôr os miúdos a criar: aprenderem a dobrar, colar e até a fazerem a cabeça de um robot de papel girar.
6. Ursinho a Galope
Nesta loja lisboeta, a aposta é em brinquedos tradicionais, fabricados de forma sustentável e aprovados por crianças. Entre as várias marcas europeias, encontra a francesa Moulin Roty, com uma colecção inspirada nos brinquedos dos nossos pais e avós, mas também as alemãs Nanchen, conhecida pelas suas bonecas feitas à mão, e Käthe Kruse, especializada em brinquedos para bebés. Enquanto as portas do espaço em Campo de Ourique estiverem fechadas, as entregas das compras online são gratuitas para encomendas superiores a 30€.
7. Atelier da Tufi
Um verdadeiro paraíso para famílias, há muito mais do que brinquedos no Atelier da Tufi. Mas tente concentrar-se no que interessa: os jogos com animais, as bonecas vintage e até as cartas com motivos temáticos, como pássaros ou raposinhas. Já para não falar dos carros em miniatura e das famosas pão-de-forma, que até os crescidos vão querer comprar para a mesa de cabeceira.
8. Maria do Mar
Com um pequeno império em Alvalade, a marca de Mónica Albuquerque tem brinquedos que fazem inveja a gente com idade para ter juízo. Estúdios de arte portáteis para aspirantes a artistas, uma bateria para o próximo Ringo Starr ou uma mala de médico, para os que querem ser super-heróis da vida real, são algumas das opções à venda. Para esta loja tudo começou online, por isso é como voltar às origens. Se optar por levantar a encomenda na loja da Rua João Saraiva, não paga portes.
Coisas para fazer com crianças em casa
Yogui, estás ligado? Há aulas de yoga para crianças online
Nunca foi tão importante as famílias manterem o equilíbrio emocional. O yoga para crianças ajuda – e funciona à distância. “Estes tempos de adaptação fizeram-nos abrir as portas a um mundo novo online, de algo que pensávamos que só poderia acontecer presencialmente”, quem o diz é Ana Sofia Barrias, fundadora da Sunshine Yoga. Fique a conhecer melhor esta e outras escolas de yoga que tiveram de se reinventar em tempo de pandemia com aulas online para bebés, crianças e famílias.
Os melhores filmes para toda a família
Pequena ou numerosa, toda a família tem de ver (ou rever) estas duas dezenas de títulos obrigatórios para filhos, pais e até avós. Mesmo se isso significar aventurar-se por ficção-científica que já perdeu actualidade, mas não perdeu o pé no que importa: uma boa história.
Caixas de subscrição para pôr mãos à obra
É fácil aprender coisas novas sem sair de casa. Com uma caixa de subscrição para pôr mãos à obra mais fácil ainda. Basta escolher o ofício, encomendar o material e esperar pelo carteiro. Depois de ter tudo a seus pés é uma festa “do it yourself”. Se tiver miúdos em casa, prepare-se, porque há caixas criadas a pensar neles: os bebés, crianças e adolescentes também têm direito à sua dose de trabalhos manuais. Sempre muito divertidos, claro.