A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Marco Bellocchio
ANNA CAMERLINGOExterior Noite

‘Exterior Noite’, ou a tragédia italiana dos “anos de chumbo”

Marco Bellocchio regressa ao Caso Aldo Moro com esta intrincada, sombria e absorvente série (Filmin). Mas, desta feita, centra-se em cinco personagens exteriores.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

★★★★☆

Após o filme Bom Dia, Noite (2003), Marco Bellocchio volta com Exterior Noite (Filmin) ao Caso Aldo Moro, o presidente da Democracia Cristã (DC) italiana raptado e executado em Roma pelas Brigadas Vermelhas em 1978. O final alternativo da fita é mantido (Moro é libertado e não assassinado), mas agora Bellochio centra-se não em Moro (Fabrizio Gifuni), no seu cativeiro e nos seus captores, como na fita, mas em cinco personagens exteriores, entre as quais o ministro da Administração Interna, Francesco Cossiga (Fausto Russo Alesi), pupilo e grande amigo de Moro, o Papa Paulo VI (Toni Servillo), íntimo deste, e a mulher do raptado, Eleonora (Margherita Buy), seguindo as acções, manobras políticas e movimentações em redor do rapto, das atitudes das várias facções dentro do governo e da DC, pró e contra a negociação com os raptores terroristas de extrema-esquerda, até às iniciativas do Vaticano. O rapto de Moro, um reformista do centro-esquerda da DC e autor do muito atacado Compromisso Histórico com o PCI “eurocomunista” de Enrico Berlinguer, ainda hoje é controverso, e Bellochio dá conta disso. Intrincada, sombria e absorvente, Exterior Noite situa-se entre o político e o thriller, o drama pessoal e a tragédia colectiva da Itália em convulsão dos “anos de chumbo”.

Mais críticas de televisão

  • Filmes

★★★★☆

Sylvia: Tracing Blood (TVCine Edition) conta a história da sul-africana que emigrou jovem para Israel e se tornou num nome lendário dos serviços secretos locais.

Publicidade
Publicidade
  • Filmes

★☆☆☆☆

A Série (RTP2) é muito má, por onde quer que a olhemos. Não chega a ser uma série. É um projecto de série nado-morto.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade