A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Palombella Rossa (1989)
Palombella Rossa de Nanni Moretti

Festa do Cinema Italiano – Moretti e os Outros

Escolhemos seis de entre mais de 60 filmes do programa da Festa do Cinema Italiano, que acontece entre 5 e 14 de Abril.

Escrito por
Rui Monteiro
Publicidade

Nanni Moretti, via homenagem retrospectiva, é o astro de serviço nesta edição da Festa do Cinema Italiano, que decorre na Cinemateca e nos cinemas São Jorge e El Corte Inglés, entre dia 5 e 14 de Abril. Escolhemos 6 de entre mais de 60 filmes do programa. O cinema Italiano tem as suas épocas, e esta talvez nem seja a melhor. O que não quer dizer que uma cinematografia com tantos e valorosos pergaminhos não produza, mesmo nas condições adversas de hoje, as suas surpresas e, principalmente, deixe de continuar de produzir um cinema sem dúvida versátil, que tanto pensa em entreter o público e pronto, como procura desbravar novas estéticas, ou centrar-se na realidade para melhor reflectir sobre esta época. O que se pode ver, como nas 11 edições anteriores, nas diversas secções, incluindo uma competitiva, em que o festival se divide para melhor mostrar o estado da arte do cinema de Itália.

Recomendado: Cinema alternativo em Lisboa esta semana

Festa do Cinema Italiano - Moretti e os Outros

Palombella Rossa
©DR

Palombella Rossa

De: Nanni Moretti (1989, 89min).

E pronto, chegámos à substância da coisa, ao principal destaque do festival, que é a obra de Nanni Moretti, através da retrospectiva incluída na secção Amarcord, dedicada aos clássicos do cinema italiano. Embora o ideal seja ver (ou rever) todos os filmes para compreender a agilidade do pensamento de Moretti, no caso de só poder ver um, que seja afantásticaedeliciosae,àmaneiratrágica, hilariante sátira política Palombella Rossa.

Cinemateca. Sex 12 de Abril, 21.30; Ter 16 de Abril, 15.30. 3,20€.

Camorra
©DR

Camorra

De: Francesco Patierno (2018, 70min).

Presente na secção Altre Visioni, destinada a filmes que “surpreendem pela originalidade estética e a experimentação”, mais uma obra sobre a Máfia. Francesco Patierno escolheu, no seu documentário, debruçar-se sobre – digamos – a secção napolitana, a Camorra, recusando a actualidade para melhor apresentar a sua história e as razões da sua criação.

São Jorge. Dom 07 de Abril, 15.00, Sáb 13 de Abril, 22.00. 4,50€.

Publicidade
Euforia
©DR

Euforia

De: Valeria Golino (2018, 115 min).

Parte da secção Sessões Especiais, antestreia 
e sessão de encerramento da Festa do Cinema
 Italiano em Lisboa, o filme de Valeria Golino, 
com Riccardo Scamarcio, Valerio Mastandrea
e Jasmine Trinca, é a história de dois irmãos 
forçados a enfrentar a força das emoções, 
num momento particularmente difícil das suas vidas, como quem cai num vórtice de
 fragilidade e euforia.

São Jorge. Dom 14 de Abril, 21.30. 4,50€.

Noites Mágicas
©DR

Noites Mágicas

De: Paolo Virzì (2018, 125 min).

O filme de Paolo Virzì abre a festa. E pode dizer-se que fica bem a um festival começar com uma obra que tem por protagonistas três jovens cineastas. Comédia satírica, passada nos anos de 1990, que depois de um conhecido produtor ser encontrado morto no rio Tibre atira as suspeitas para cima dos três aspirantes a argumentistas interpretados por Mauro Lamantia, Giovanni Toscano e Irene Vetere. O que lhes proporciona uma noite na esquadra e a recordação irónica desse tempo.

São Jorge. Sex 5 de Abril. 21.30. 4,50€.

Publicidade
Il Corto
©DR

Il Corto

De: vários realizadores (2018, duração total 130 min).

Dedicado às curtas, esta secção apresenta em sessão única obras que exploram múltiplas linguagens, expressando livremente ideias e, em alguns casos, provocações. Em Frontiera (na foto), de Alessandro Di Georgio, Fino alla fine, de Giovanni Dota, Il mondiale in piazza, de Vito Palmieri, ou Futuro prossimo, de Salvatore Mereu, U muschittíeri, de Vito Palumbo, Framed, de Marco Jemolo, Sugarlove, de Laura Luchetti, Gagarin mi manchi, de Domenico De Orsi, e Parru pi tia, dirigido por Domenico De Orsi, há de tudo, incluindo um astronauta.

São Jorge. Sáb 6 de Abril, 15.00. 4,50€.

Leo da Vinci: Missione Mona Lisa
©DR

Leo da Vinci: Missione Mona Lisa

De: Sergio Manfio (2018, 85 min).

Esta animação de Sergio Manfio (secção Piccolini) é uma ficção sobre o jovem Da Vinci. Leo, que reúne os amigos e a sua secreta paixão, Lisa, num enredo que envolve um tesouro submerso junto à ilha de Montecristo e, claro, piratas, que nunca imaginaram ver o fato de mergulho inventado pelo protagonista.

UCI–El Corte Inglés. Dom 7 de Abril, 16.30. 4,50€. Cine Moscavide. Sáb 13 de Abril, 10.30.

Bella Italia

  • Filmes

Filmes italianos sem mulheres dominantes e homens machistas envolvidos em relações difíceis são uma raridade. O difícil é a escolha. Há o amour fou francês, mas uma boa paixão à italiana, enfim, é de caixão à cova. Mergulhámos no cinema italiano para escolher os melhores filmes italianos sobre amor e traição. Chegámos a sete obras. Embora todas altamente dramáticas e algumas francamente trágicas, nestas paixões e romances, que as há de todos os tipos, não falta o sentido de humor, por vezes perverso, mas sempre nascido de apurado sentido de observação. 

  • Restaurantes

Um restaurante italiano sem uma boa carbonara é como a Fontana di Trevi sem água, a Capela Sistina sem turistas afogueados ou a Praça de São Pedro sem turistas ansiosos para ver o Papa. Mas desengane-se quem pensa que é fácil encontrar um bom exemplar da receita clássica italiana em Lisboa – se lhe apresentarem um prato de massa com natas, fuja logo a sete pés. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade