Este domingo, as crianças são os actores principais no Maria Matos

Duas vezes por ano, o Teatro Maria Matos dedica um programa especial ao público infantil. A próxima edição de "O Dia em que o Teatro é das Crianças" acontece este domingo, das 11.00 às 18.30, e tem entrada livre
daqui ve-se melhor
©DR O espectáculo "Daqui vê-se melhor"
Por Maria Ramos Silva |
Publicidade

São duas edições por ano: uma ao livre e outra no interior do teatro. A versão dentro de portas é já este domingo e inclui uma série de actividades. Há instalações com lixo, oficinas de tipografia, intervenções nos camarins, um menu especial no café e ainda um DJ set para toda a família.

Programa para Crianças no Maria Matos

plasticus maritimus
©DR

Um luxo de lixo

De manhã à tarde, uma instalação vai decorar o foyer do teatro com plástico apanhado das praias da zona de Lisboa. Em Plasticus Maritimus, Ana Pêgo e Vanda Vilela fazem alusão a essa espécie exótica invasora das nossas costas chamado plástico.

11.00-18.30

homem do saco
©DR

Sem medo do Homem do Saco

As zonas técnicas do palco do Maria Matos vão receber uma oficina tipográfica. A lição está a cargo d'O Homem do Saco, ateliê colectivo de tipografia, edições e impressões que mistura técnicas como a tipografia de caracteres móveis, a serigrafia e a gravura.

11.00, 12.30, 15.00 e 17.30

Publicidade
o que veem os teus olhos
©DR

Uns óculos especiais para ver melhor

"O que vêem os teus olhos?", pergunta a ilustradora Maria Remédio nesta oficina (qualquer relação com o programa de Daniel Oliveira é pura coincidência). "Com o olhar cansado de ecrãs e de imagens que passam por nós como uma flecha, vamos parar e olhar para o que está ao nosso lado, para o que podemos tocar e criar." É este o desafio lançado aos miúdos que vão construir uns óculos especiais.

11.00-13.00 e 14.00-17.00

POR ESSE MUNDO FORA
©Carolina Campos

Sessões duplas de teatro

Com o teatro de portas abertas a uma série de actividades paralelas, não pense que os espectáculos em palco passam para segundo plano. Há sessões duplas de Por esse Mundo Fora, de Márcia Lança e Nuno Lucas (11.30 e 16.00), e a reposição de Daqui Vê-se Melhor, o primeiro projecto de sempre desta casa com o Planeta Tangerina e que conta a História do Teatro (12.30 e 14.30).

Entrada livre (sujeita à lotação) mediante levantamento prévio de bilhete no próprio dia a partir das 10.30.

Publicidade
Pedro ramos
©DR

Dj set de Pedro Ramos

O programa é acompanhado por um menu especial para crianças no MM Café (que neste dia conta com um horário especial: 10.30-02.00). A finalizar a festa, há um DJ set com assinatura de Pedro Ramos (que em 2016 pôs toda a gente a dançar ao ar livre), pensado para pais e crianças.

17.30

Com os miúdos em Lisboa

Actividades para crianças no Museu Berado
©Museu Berardo
Miúdos

Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que só interessou aos pais... é bem possível que o programa enfrente alguma resistência. Não desanime. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente. 

Publicidade
Projector final Planetário
©Bruno Neves/Planetário
Miúdos

Coisas grátis para fazer com crianças

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. Se pensa que é impossível resolver o dilema anterior, ponha o pessimismo de lado. Nada como puxar um pouco pela cabeça para reunir os programas mais simples, mas também mais divertidos. Primeiro que tudo, lembre-se que boa parte das propostas mais coloridas andam pela rua, num verdadeiro museu a céu aberto para diferentes idades. 

Publicidade