Este domingo, as crianças são os actores principais no Maria Matos

Duas vezes por ano, o Teatro Maria Matos dedica um programa especial ao público infantil. A próxima edição de "O Dia em que o Teatro é das Crianças" acontece este domingo, das 11.00 às 18.30, e tem entrada livre

©DRO espectáculo "Daqui vê-se melhor"

São duas edições por ano: uma ao livre e outra no interior do teatro. A versão dentro de portas é já este domingo e inclui uma série de actividades. Há instalações com lixo, oficinas de tipografia, intervenções nos camarins, um menu especial no café e ainda um DJ set para toda a família.

Programa para Crianças no Maria Matos

Um luxo de lixo

Um luxo de lixo

De manhã à tarde, uma instalação vai decorar o foyer do teatro com plástico apanhado das praias da zona de Lisboa. Em Plasticus Maritimus, Ana Pêgo e Vanda Vilela fazem alusão a essa espécie exótica invasora das nossas costas chamado plástico.

11.00-18.30

Sem medo do Homem do Saco

Sem medo do Homem do Saco

As zonas técnicas do palco do Maria Matos vão receber uma oficina tipográfica. A lição está a cargo d'O Homem do Saco, ateliê colectivo de tipografia, edições e impressões que mistura técnicas como a tipografia de caracteres móveis, a serigrafia e a gravura.

11.00, 12.30, 15.00 e 17.30

Publicidade
Uns óculos especiais para ver melhor

Uns óculos especiais para ver melhor

"O que vêem os teus olhos?", pergunta a ilustradora Maria Remédio nesta oficina (qualquer relação com o programa de Daniel Oliveira é pura coincidência). "Com o olhar cansado de ecrãs e de imagens que passam por nós como uma flecha, vamos parar e olhar para o que está ao nosso lado, para o que podemos tocar e criar." É este o desafio lançado aos miúdos que vão construir uns óculos especiais.

11.00-13.00 e 14.00-17.00

Sessões duplas de teatro

Sessões duplas de teatro

Com o teatro de portas abertas a uma série de actividades paralelas, não pense que os espectáculos em palco passam para segundo plano. Há sessões duplas de Por esse Mundo Fora, de Márcia Lança e Nuno Lucas (11.30 e 16.00), e a reposição de Daqui Vê-se Melhor, o primeiro projecto de sempre desta casa com o Planeta Tangerina e que conta a História do Teatro (12.30 e 14.30).

Entrada livre (sujeita à lotação) mediante levantamento prévio de bilhete no próprio dia a partir das 10.30.

Publicidade
Dj set de Pedro Ramos

Dj set de Pedro Ramos

O programa é acompanhado por um menu especial para crianças no MM Café (que neste dia conta com um horário especial: 10.30-02.00). A finalizar a festa, há um DJ set com assinatura de Pedro Ramos (que em 2016 pôs toda a gente a dançar ao ar livre), pensado para pais e crianças.

17.30

Com os miúdos em Lisboa

Os melhores parques e jardins em Lisboa

O sol de Inverno pede programas e passeios ao ar livre. Em Lisboa há parques e sombras para todas os gostos e nós escolhemos os melhores para brincar com os miúdos, ler um livro ou fazer um piquenique enquanto não chega o Verão e os dias de praia.

Ler mais
Por Vera Moura

Entreter os miúdos sem gastar um tostão

Ficar em casa com os miúdos pode não custar dinheiro, mas dá cabo dos nervos a muitos crescidos. Problema: nem sempre a conta bancária está para programas culturais e actividades ao ar livre pagas. Solução: museus com entrada gratuita, actividades que não custam um cêntimo ou até um piquenique no parque enquanto a chuva não volta.    

Ler mais
Por Vera Moura
Publicidade

Actividades para crianças em Lisboa dentro de portas

Vamos andar de bicicleta? Não, que o chão está todo molhado. Que tal um piquenique no parque? Dão chuva para a tarde inteira. E se formos todos à praia? Mergulhos, com este frio – nem pensar! Se entreter os miúdos é um desafio nos meses quentes, no Inverno então pode ser um pesadelo. Mas só para quem não se quiser inspirar na nossa lista de atracções indoor em Lisboa, com actividades para crianças em espaços fechados e quentinhos.   Recomendado: Os melhores restaurantes para ir com os miúdos.

Ler mais
Por Vera Moura

Comentários

0 comments