10 sugestões para os Dias da Música no CCB

De 28 a 30 de Abril decorre mais uma edição dos Dias da Música no CCB, este ano tendo por tema “As Letras da Música”. Entre a generosa oferta de concertos, eis 10 obrigatórios
Sergei Prokofiev
©flickr Sergei Prokofiev
Por José Carlos Fernandes |
Publicidade

Os Dias da Música estão de volta ao Centro Cultural de Belém e nós seleccionámos 10 concertos, cobrindo géneros e épocas diversas e dando ênfase à música vocal que não pode mesmo perder de 28 a 30 de Abril. 

10 sugestões para os Dias da Música no CCB

Camera
Atracções

Prokofiev: Ivan o Terrível

icon-location-pin Belém

Música e texto: Oratória Ivan o Terrível, adaptada em 1961 por Abram Stasevich a partir da música composta em 1942-45 por Sergei Prokofiev para o filme de Sergei Eisenstein; textos de Vladimir Lugovsky.

[Excerto da I parte de Ivan o Terrível, de Eisenstein: o cerco de Kazan]

Intérpretes: Coro Fundação Princesa das Astúrias e Orquestra Sinfónica Metropolitana, com direcção de Mykola Diadiura

[Excertos da oratória Ivan o Terrível, pelo Coro do Danúbio e Orquestra Filarmónica Russa, direcção de Alipi Naydenov, registo de 1985]

Sexta-feira 28, 21.30, Grande Auditório, 6-12€.

Camera
Atracções

Mozart: Don Giovanni + Concerto para piano n.º 22

icon-location-pin Belém

Música e texto: Final de Don Giovanni (1787), com libreto de Lorenzo da Ponte; Concerto para piano n.º 22 (1785)

Intérpretes: Ana Maria Pinto (Dona Elvira), Luís Rodrigues (Don Giovanni), José Corvelo (Leporello), Wojtek Gierlach (Comendador), Coro Voces Caelestes, David Greilsammer (piano) e Orquestra de Câmara Portuguesa, direcção de Pedro Carneiro

[Final de Don Giovanni, com Samuel Ramey (Don Giovanni), Kurt Moll (Comendador), Ferruccio Furlanetto (Leporello) e o Coro & Orquestra da Metropolitan Opera, com direcção de James Levine e encenação de Franco Zefirelli, 1990]

Sábado 29, 20.00, Grande Auditório, 6-9,5€.

Publicidade
Camera
Atracções

Bach: Paixão segundo São João

icon-location-pin Belém

Música e texto: Paixão segundo São João (1724), de Johann Sebastian Bach, com libreto de autor anónimo, a partir da Bíblia e de libretos de Paixões por Barthold Heinrich Brockes e Christian Heinrich Postel

Intérpretes: Coro e Orquestra XXI, com direcção de Dinis Sousa

[Coro de abertura da Paixão segundo S. João, “Herr, Unser Herrscher”, pela Academy of Ancient Music, com direcção de Richard Egarr]

Sábado 29, 22.00, Grande Auditório, 6-12€.

Camera
Atracções

Palestrina: Madrigais

icon-location-pin Belém

Música e texto: madrigais sacros e profanos de Giovanni Pierluigi da Palestrina (c.1525-1594) sobre textos de Francesco Petrarca (1304-1374)

Intérpretes: Vocal Ensemble, com direcção de Vasco Negreiros

[“Amor, Fortuna et la Mia Mente”, pelo Concerto Italiano, com direcção de Rinaldo Alessandrini]

Sábado 29, 16.00, Sala Almada Negreiros, 7,5€.

Publicidade
Camera
Atracções

Bomtempo: Requiem

icon-location-pin Belém

Música e texto: Requiem op.23 (1819), dedicado à memória de Camões, de João Domingos Bomtempo, sobre texto da Missa de Defuntos

Intérpretes: Coro & Ensemble MPMP, com direcção de Jan Wierzba.

[Introitus e Kyrie, pelo Coro & Orquestra de Câmara Americantiga, com direcção de Ricardo Fernandes]

Domingo 30, 17.00, Grande Auditório, 6-9,5€

Camera
Atracções

Beethoven: Sinfonia n.º 9

icon-location-pin Belém

Música e texto: Sinfonia n.º 9 (1824) de Ludwig van Beethoven sobre a Ode à Alegria, de Friedrich Schiller

Intérpretes: Coro Fundação Princesa das Astúrias e Orquestra Sinfónica Metropolitana, com direcção de Pedro Amaral

[IV andamento, por Gwyneth Jones, Hanna Schwarz, Rene Kollo, Kurt Moll, Konzertvereinigung Wiener Staatsopernchor e Filarmónica de Viena, com direcção de Leonard Bernstein, na Staatsopern de Viena, 1979]

Domingo 30, 19.00, Grande Auditório, 6-9,5€.

Publicidade
Camera
Atracções

Durón: Salir el Amor del Mundo

icon-location-pin Belém

Música e texto: zarzuela Salir el Amor del Mundo (1696) de Sebastián Durón sobre libreto de José de Cañizares

Intérpretes: Melleo Harmonia Antigua, com direcção de Joaquim Ribeiro e Jenny Silvestre

[Excerto pelo ensemble Melleo Harmonia Antigua, com direcção de Jenny Silvestre]

Domingo 30, 16.00, Pequeno Auditório, 7,5€.

Camera
Atracções

Lully/Molière: Le Bourgeois Gentilhomme

icon-location-pin Belém

Música e texto: comédie-ballet Le Bourgeois Gentilhomme (1670) com música de Jean-Baptista Lully e texto de Molière

Intérpretes: Ludovice Ensemble, com direcção de Fernando Miguel Jalôto

[Excerto da genial versão realizada em 2004 por Le Poème Harmonique, com direcção de Vincent Dumestre e encenação de Benjamin Lazar, editada em DVD pela Alpha. Neste episódio, Monsieur Jourdain contrata um literato para que lhe ensine “l’ortographe”, isto é, a expressar-se por escrito com a elegância, fluência e elevação de um cavalheiro]

Domingo 30, 17.00, Pequeno Auditório, 7,5€

Publicidade
Camera
Atracções

Purcell: The Fairy Queen

icon-location-pin Belém

Música e texto: masque The Fairy Queen (1692), de Henry Purcell, com libreto de autor anónimo que adapta o Sonho de uma Noite de Verão, de Shakespeare

Intérpretes: Os Músicos do Tejo, com direcção de Marcos Magalhães 

 

[“Let Me Weep”, por Carolyn Sampson e a Orchestra of the Age of Enlightenment, com direcção de William Christie, no Festival de Glyndebourne, Julho de 2009]

Domingo 30, 19.00, Pequeno Auditório, 7,5€.

Camera
Atracções

Haydn: As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz

icon-location-pin Belém

Música e texto: As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz (1783), de Joseph Haydn, em versão para quarteto de cordas (1787), interpolada por texto de José Saramago

Intérpretes: Alis Ubbo Ensemble, Pedro Gil (narração)

[I parte (Introdução: Maestoso ed Adagio), por The Navarra Quartet, no City of London Festival, 2009]

Domingo 30, 13.00, Sala Almada Negreiros, 7,5€.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com