A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Álvaro Siza Vieira vai estar à conversa no CCB

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Álvaro Siza Vieira vai estar no Centro Cultural de Belém no próximo dia 2 de Fevereiro, às 16.00, a propósito da exposição “Neighbourhood – Where Álvaro Meets Aldo”. O arquitecto junta-se a Roberto Cremascoli, um dos curadores da mostra patente até 11 de Fevereiro, numa conversa informal.

Não é todos os dias que surge a oportunidade de ver e ouvir Álvaro Siza Vieira, por isso agarre já esta. O nosso conselho: chegue cedo, é mais que provável que a lotação esgote, uma vez que necessita de bilhete da exposição para aceder.

Em 2016, na Bienal de Veneza, Portugal apresentou um pavilhão site-específic de Álvaro Siza, construído numa frente urbana que se encontrava em plena regeneração física e social, dentro da cidade de Veneza, mais especificamente na ilha de Giudecca: o Campo di Marte.

“Neighbourhood – Where Álvaro Meets Aldo” chegou com o mesmo nome ao CCB para uma adaptação à cidade de Lisboa desta exposição-instalação. A exposição, dividida em cinco núcleos, documenta numa primeira parte a relação de Siza com Aldo Rossi, desde que este o convidou a participar na Bienal de Veneza de 1976.

“O que fizemos lá foi mais que uma exposição, acabou por ser uma obra em construção que estava parada e que voltou ao activo”, conta Roberto Cremascoli. Nesta exposição do CCB, o curador diz que querem mostrar que este não era um projecto “meramente expositivo”, mas sim “uma espécie de missão que teve impacto na própria população local”, provando que apesar de ser uma exposição de arquitectura teve potencial de integração social.

CCB. Praça do Império. Sex, 2 de Fevereiro, 16.00. Entrada livre com bilhete da exposição (4€).

Mais arte em Lisboa:

+ Três novas exposições a inaugurar em Lisboa

+ Cinco exposições em Lisboa a não perder nos próximos meses

Últimas notícias

    Publicidade