Três novas exposições a inaugurar em Lisboa

A cidade respira arte e prova disso são as constantes inaugurações que decorrem todas as semanas

@JPCortes

Esta semana há novidades por essas galerias fora. Atente nas exposições que não pode perder, da fotografia aos têxteis. Os palcos artísticos? A galeria Francisco Fino, a Fundação Portuguesa das Comunicações e o espaço A Arte da Terra.

Três novas exposições a inaugurar em Lisboa

Namorar Portugal

Namorar Portugal

Quem não conhece os famosos lenços dos namorados perde um dos símbolos mais característico da cultura pop portuguesa. Versos e reversos bordados, histórias de amores e desamores, é a verdadeira arte de bordar sentimentos. No coração de Alfama, inaugura a exposição “Namorar Portugal” no espaço A Arte da Terra, dedicado à cultura portuguesa. Uma exposição que vem mesmo a tempo do São Valentim.

Rua Augusto Rosa, 40. Inaugura segunda-feira até 23 de Fevereiro. Seg-Sáb 11.00-20.00.

Mais arte em Lisboa

Cinco exposições em Lisboa a não perder nos próximos meses

A agenda de exposições em Lisboa vai de vento em popa. Há cinco, pelo menos, que não pode perder, seja a dos tesouros vindos directamente do Brasil — falamos dos quadros de Cândido Portinari —, às que provocam uma certa ginástica matemática ou até mesmo as que questionam a sociedade actual e as tensões na altura da crise. Aponte já na agenda, porque estas são daquelas exposições que não inauguram todos os dias.

Ler mais
Por Francisca Dias Real

20 museus que tem mesmo de visitar em Lisboa

Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, e clássicos da cidade que patrocinam autênticas viagens no tempo. Destaque-se ainda os inúmeros e regulares workshops e eventos que promovem para adultos e crianças, ou mesmo as cafetarias e brunches que também são pequenas obras de arte. Deixamo-lo com uma visita guiada aos melhores museus em Lisboa, dando razões para redescobrir endereços obrigatórios e ideias para explorar colecções surpreendentes.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Uma conversa literária entre Gonçalo M. Tavares e a actriz brasileira Maria Ribeiro

A actriz e autora brasileira Maria Ribeiro e o escritor Gonçalo M. Tavares vão estar no próximo sábado, dia 27, na livraria Ler Devagar. A esta dupla junta-se a jornalista Anabela Mota Ribeiro para moderar a conversa literária. Não se aborreça já porque a conversa promete ser animada, à imagem aliás do que Maria Ribeiro já faz no Brasil. A actriz, que já vimos em algumas novelas e filmes, como Tropa de Elite, anda em digressão pelo Brasil com “Você é o que lê” ao lado de Gregorio Duvivier e Xico Sá. Este projecto é precisamente um “bate-papo” sobre o mundo da literatura como espelho do mundo contemporâneo. É o mesmo ambiente descontraído que pode esperar desta conversa com Gonçalo M. Tavares. Vale a pena referir que a brasileira editou no ano passado em Portugal, na Tinta da China, Trinta e Oito e Meio, uma deambulação pelos temas essenciais da vida – a idade, os casamentos e divórcios, os filhos, a doença da mãe, a morte do pai – e por todo o mosaico que compõe o quotidiano. “[A] Maria faz o Brasil rir alto semanalmente, daquele jeito que a gente só ri com amigo de infância. Ler a Maria é ganhar uma amiga de infância”, diz Gregorio Duvivier, membro do colectivo Porta dos Fundos, garantindo que Maria Ribeiro é “a actriz e autora que Portugal ainda tem que descobrir”. Garantia de uma tarde bem passada na Lx Factory. Ler Devagar - LX Factory. Rua Rodrigo de Faria, 103. Sáb 18.30. Entrada livre. + Há um novo festival na cidade: Nova Batida + Há um ginásio na Lx Factor

Ler mais
Por Cláudia Lima Carvalho

Comentários

0 comments