Três novas exposições a inaugurar em Lisboa

A cidade respira arte e prova disso são as constantes inaugurações que decorrem todas as semanas
@JPCortes
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

Esta semana há novidades por essas galerias fora. Atente nas exposições que não pode perder, da fotografia aos têxteis. Os palcos artísticos? A galeria Francisco Fino, a Fundação Portuguesa das Comunicações e o espaço A Arte da Terra.

Três novas exposições a inaugurar em Lisboa

Namorar Portugal

Quem não conhece os famosos lenços dos namorados perde um dos símbolos mais característico da cultura pop portuguesa. Versos e reversos bordados, histórias de amores e desamores, é a verdadeira arte de bordar sentimentos. No coração de Alfama, inaugura a exposição “Namorar Portugal” no espaço A Arte da Terra, dedicado à cultura portuguesa. Uma exposição que vem mesmo a tempo do São Valentim.

Rua Augusto Rosa, 40. Inaugura segunda-feira até 23 de Fevereiro. Seg-Sáb 11.00-20.00.

Mais arte em Lisboa

Arte

Cinco exposições em Lisboa a não perder nos próximos meses

A agenda de exposições em Lisboa vai de vento em popa. Há cinco, pelo menos, que não pode perder, seja a dos tesouros vindos directamente do Brasil — falamos dos quadros de Cândido Portinari —, às que provocam uma certa ginástica matemática ou até mesmo as que questionam a sociedade actual e as tensões na altura da crise. Aponte já na agenda, porque estas são daquelas exposições que não inauguram todos os dias.

Museu do Oriente
©Museu do Oriente
Museus

20 museus que tem mesmo de visitar em Lisboa

Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, e clássicos da cidade que patrocinam autênticas viagens no tempo. Destaque-se ainda os inúmeros e regulares workshops e eventos que promovem para adultos e crianças, ou mesmo as cafetarias e brunches que também são pequenas obras de arte. Deixamo-lo com uma visita guiada aos melhores museus em Lisboa, dando razões para redescobrir endereços obrigatórios e ideias para explorar colecções surpreendentes.

Publicidade
maria ribeiro
©DR
Notícias, Vida urbana

Uma conversa literária entre Gonçalo M. Tavares e a actriz brasileira Maria Ribeiro

A actriz e autora brasileira Maria Ribeiro e o escritor Gonçalo M. Tavares vão estar no próximo sábado, dia 27, na livraria Ler Devagar. A esta dupla junta-se a jornalista Anabela Mota Ribeiro para moderar a conversa literária. Não se aborreça já porque a conversa promete ser animada, à imagem aliás do que Maria Ribeiro já faz no Brasil. A actriz, que já vimos em algumas novelas e filmes, como Tropa de Elite, anda em digressão pelo Brasil com “Você é o que lê” ao lado de Gregorio Duvivier e Xico Sá. Este projecto é precisamente um “bate-papo” sobre o mundo da literatura como espelho do mundo contemporâneo. É o mesmo ambiente descontraído que pode esperar desta conversa com Gonçalo M. Tavares. Vale a pena referir que a brasileira editou no ano passado em Portugal, na Tinta da China, Trinta e Oito e Meio, uma deambulação pelos temas essenciais da vida – a idade, os casamentos e divórcios, os filhos, a doença da mãe, a morte do pai – e por todo o mosaico que compõe o quotidiano. “[A] Maria faz o Brasil rir alto semanalmente, daquele jeito que a gente só ri com amigo de infância. Ler a Maria é ganhar uma amiga de infância”, diz Gregorio Duvivier, membro do colectivo Porta dos Fundos, garantindo que Maria Ribeiro é “a actriz e autora que Portugal ainda tem que descobrir”. Garantia de uma tarde bem passada na Lx Factory. Ler Devagar - LX Factory. Rua Rodrigo de Faria, 103. Sáb 18.30. Entrada livre. + Há um novo festival na cidade: Nova Batida + Há um ginásio na Lx Factor

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com