A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Aqui há rato: Ano Novo Chinês celebra-se mais cedo com desfile na Almirante Reis

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Não há doze badaladas, muito menos doze passas e flutes de champanhe. O Ano Novo Chinês entra oficialmente a 25 de Janeiro com o primeiro signo do zodíaco, o Rato, mas em Lisboa as celebrações começam nos dias 18 e 19, com o grande desfile pela Avenida Almirante Reis e a feira temática na Alameda. 

Dragões e leões de papel, lanternas vermelhas a decorar as ruas, música, acrobatas e tudo o que faz parte da Festa da Primavera (o nome das celebrações que antecedem a entrada no novo ano) invadem Lisboa durante estes dois dias. 

No dia 18, às 11.00, as trupes reúnem-se junto à Igreja dos Anjos para subirem até à Alameda D. Afonso Henriques – o ponto de concentração das festividades do Ano do Rato. Qualquer um se pode juntar ao tradicional desfile, organizado pela Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chinesa e a Embaixada da China, e que junta as principais associações e representantes do país em Lisboa numa marcha colorida, com centenas de figurantes, incluindo equipas de dança do dragão, de artes marciais, de bailado e de teatro. Além dos grupos portugueses e da comunidade chinesa em Portugal, estarão presentes grupos de Shanxi, província da China, e outra de Macau. 

Chegados à Alameda, está o arraial montado. Ao longo dos dois dias, entre as 10.00 e as 17.00, a zona em redor da Fonte Luminosa transforma-se numa espécie de China Town com uma feira onde pode comprar artesanato tradicional chinês, objectos decorativos típicos do Ano Novo e experimentar a gastronomia chinesa. Em ambos os dias, haverá momentos musicais com grupos de artistas chineses.

O Rato é o primeiro dos 12 animais do zodíaco chinês, o que torna 2020 um ano propício a novos projectos. E se for de seguir as dicas do zodíaco saiba que é bom comer alimentos apreciados pelo rato – como os frutos secos ou queijo. 

+ Os melhores restaurantes chineses em Lisboa

+ Os melhores sítios para comer dim sum

Últimas notícias

    Publicidade