A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

As alcoviteiras de Queluz vão armar uma zaragata no palácio

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

"Os Jardins" é o tema central de mais uma edição da Feira Setecentista de Queluz, que se vai instalar no largo fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz entre 6 e 9 de Setembro.

O Palácio Nacional de Queluz começou por ser a residência de Verão da corte portuguesa, durante o reinado de D. Maria I, e é um dos mais belos exemplares da arquitectura palaciana portuguesa. O seu jardim pouco lhe fica a dever.

A vida nem sempre correu de feição a este jardim (mesmo fazendo parte da realeza). Mas tudo está bem quando acaba bem: o projecto de reabilitação, promovido pela Parques de Sintra, recebeu este ano o prémio da União Europeia para o Património Cultural, Prémios Europa Nostra 2018, na categoria Conservação, e serve agora de inspiração para uma viagem no tempo que terá como tema central "Os Jardins".

A entrada na Feira Setecentista de Queluz é livre e o programa desenhado pela produtora de eventos Câmara dos Ofícios inclui, como é hábito, uma série de recriações históricas, com destaque para o momento da chegada das plantas ao jardim, com a presença do jardineiro holandês Van Der Kolk e do arquitecto da obra Jean Baptiste Robillion.

A animação continuará a ser assegurada com zaragatas entre alcoviteiras, duelos de espadachim, jogos e nobres que se vão pavoneando pela feira. Danças, música e malabarismos, espectáculos de teatro de robertos e de papel completam o programa setecentista, sempre brindado com artesanato, gastronomia e doçaria.

Largo fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz. Horários: 6 e 7 de setembro das 17.00 às 00.00: 8 de Setembro das 13.00 às 00.00; e 9 de setembro das 13.00 às 23.00

+ Festival de Estátuas Vivas volta a parar em Sintra

+ As melhores praias em Sintra

Últimas notícias

    Publicidade