A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Caldeira Grande
Município do Barreiro

Barreiro vai investir dois milhões de euros para requalificar Caldeira Grande

A antiga caldeira, junto aos moinhos do Barreiro, no estuário do Tejo, será transformada num espaço de lazer e turismo, até ao final de 2023.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A Câmara Municipal do Barreiro vai avançar com a requalificação da Caldeira Grande, onde vai nascer uma das maiores praias de rio da Área Metropolitana de Lisboa. O projecto do município, que deverá estar concluído até final de 2023, foi escolhido pela Agência Portuguesa do Ambiente para beneficiar do apoio de fundos comunitários, num investimento que ronda os dois milhões de euros.

“Este é um projecto muito importante para o Barreiro, que tem vindo a revitalizar toda a zona ribeirinha”, afirma o presidente da autarquia, Frederico Rosa. “A nossa visão é a de uma cidade cada vez mais verde, com mais qualidade de vida, preocupada com o ambiente e com a sustentabilidade. É esse o caminho que começámos e vamos continuar a seguir com a recuperação deste espaço, que estava ao abandono e que agora vamos devolver aos barreirenses para que possam usufruir do rio.”

Projecto da Caldeira Grande no Barreiro
Projecto da Caldeira Grande no Barreiro © C. M. Barreiro

Ao abrigo do protocolo de colaboração para a concretização de acções de reabilitação da rede hidrográfica, assinado em Coimbra, na passada sexta-feira, 30 de Abril, este projecto vai permitir recuperar uma antiga caldeira, através de limpeza, consolidação e qualificação das margens, bem como da colocação de uma plataforma de areia, para assegurar actividade lúdica ou desportiva junto a um espelho de água. A estrutura de 77,520 metros quadrados irá contribuir para o combate às alterações climáticas, uma vez que, estando próximos do centro da cidade, os reservatórios de água contribuem para atenuar as ondas de calor, funcionando como climatizadores naturais. 

Numa fase mais avançada, está a recuperação do Moinho Grande, à entrada da Caldeira Grande. O investimento é também de dois milhões de euros, mas com financimento do programa Portugal 2020. E prevê-se que as obras de requalificação sejam concluídas ainda durante o próximo ano de 2022.

+ Guia completo das melhores praias de Portugal, de norte a sul do país

+ Há uma nova Time Out Cascais para descobrir

Últimas notícias

    Publicidade