[title]
“Atlas of Ideal Landscapes”, a nova exposição da Campo Pequeno Art Gallery, não só sai em apoio de jovens artistas plásticos portugueses, como dá uma mão à associação Portugal Para África, que oferece apoio médico em comunidades mais necessitadas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Metade do valor das vendas de obras desta exposição reverte a favor desta associação.
A exposição tem curadoria de Maria José Cabral, uma jovem artista plástica que está à frente desta galeria e que já tem provas dadas na área da pintura. Formada em Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, apesar de já ter exposto um pouco por todo o país e também lá fora, conhece bem a dificuldade dos artistas mais novos de conseguirem um lugar ao sol nas galerias portuguesas.
Divulgar novos talentos é mesmo um dos objectivos da Campo Pequeno Art Gallery, um espaço cultural da Everything is New, conhecida promotora de eventos culturais que há bem pouco tempo trouxe Ai Weiwei a Lisboa. “Temos de investir nos artistas do futuro. Se fazemos eventos para apoiar novos artistas de música, também temos de fazer eventos que estejam ligados a novos artistas plásticos”, explica Álvaro Covões, director da empresa.
A nova exposição colectiva reúne 47 peças de diferentes técnicas e estilos, assinadas por 20 artistas. Celebra o primeiro aniversário da galeria e, segundo a curadora, foi criada para unir as pessoas em torno de uma causa. “Todos [os artistas] procuram uma leitura pessoal das expectativas cosmopolitas que emergem no mundo, fazendo-nos conceber que as memórias individuais se transformam, muitas vezes, em memórias colectivas”, descreve.
Mesmo que não adquira uma das obras destas exposição, pode ajudar a associação Portugal Para África de outras formas, como comprar um postal da associação, disponíveis na galeria por 2€. Ou fazer uma transferência por MBWay (9 364 92875) ou IBAN (PT50 0033 0000 45600254259 05).
Centro Comercial do Campo Pequeno, Avenida República. Seg-Dom 11.00-20.00. Entrada livre
+ Música e arte contemporânea: vem aí a primeira edição do Imergente
+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana