A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
150 anos da Carris
Fotografia: Carlos Silva | CML“Lighted Crows", de Bordalo II

Carris celebra 150 anos com intervenção artística de Bordalo II em antigo eléctrico

O eléctrico n.º 525 foi transformado por Bordalo II e agora guarda no seu interior dois corvos gigantes, feitos a partir de lixo reaproveitado.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Um antigo eléctrico do Museu da Carris, datado dos anos 20 do século passado, é agora palco da mais recente obra de Bordalo II, Lighted Crows. O desafio foi lançado ao artista pela Carris, que está a comemorar 150 anos de carreira. Inaugurada na última sexta-feira, 16 de Setembro, a instalação foi criada a partir de materiais recuperados do lixo, neste caso sobras de néon leds, e apresenta dois corvos iluminados, numa homenagem à iconografia lisboeta.

O elétrico intervencionado, o n.º 525, que integra o acervo do Museu da Carris, foi o primeiro de um conjunto de carros eléctricos integralmente construídos nas Oficinas de Santo Amaro e esteve em circulação de 1924 a 1983.

A intervenção artística vai permanecer no Terreiro do Paço, junto ao Supremo Tribunal, durante um mês. Posteriormente, deverá ser instalada na zona das Amoreiras, onde ficará por dois anos.

O Metropolitano de Lisboa também conta com novas obras de arte. Foi inaugurada recentemente uma exposição na estação da Encarnação, que inclui 32 esculturas da belga Françoise Schein, responsável também pela intervenção plástica da estação Parque.

+ Museu da Carris: aos 150 anos de carreira, um museu renovado

+ Lisboa-Madrid vai ficar a menos de nove horas de comboio

Últimas notícias

    Publicidade