A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
The Great Season 2
DR

Catarina, à grande na segunda temporada de 'The Great'

A segunda temporada de ‘The Great’ chega à HBO este sábado. Huzzah! Falámos com os protagonistas e produtores Elle Fanning e Nicholas Hoult sobre bons e maus da fita.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

Passaram quatro meses desde o atribulado dia do 20.º aniversário de Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst-Dornburg, que ficou para a História como Catarina, a Grande. Quatro meses, muitas cabeças cortadas e uma colecção de momentos hilariantes entre o aborrecimento e a raiva, o entusiasmo e a desilusão, separam o último episódio da primeira temporada de The Great do primeiro episódio da segunda, que chega à HBO este sábado, 20 de Novembro. Ficámos em suspenso depois daquele dia de festa e planos falhados, traições, mal-entendidos, surpresas, declarações de amor e presentes improváveis: a imperatriz pediu a Rússia embrulhada em papel de fantasia com um grande laçarote, mas em vez disso recebeu um Voltaire cínico e ordinário, e um chapadão de realidade. 

Neste regresso, que promete novas personagens, como a mãe de Catarina (interpretada pela monumental Gillian Anderson), acompanhamos a ressaca da tentativa de golpe de Estado. A guerra está instalada entre dois pisos do palácio, de um lado Catarina, com uma barriga cada vez mais proeminente, e os seus aliados; do outro a borguista corte de Pedro, sempre em grande, sempre em festa. Ela continua determinada em assumir o trono e tem na gravidez o maior trunfo. Ele, mais e mais apaixonado pela mulher, só quer que parem de interromper o banquete e a orgia com bombardeamentos inconvenientes. “Fiquei muito entusiasmada de poder levar Catarina a outro lugar. Na primeira temporada, ao apresentar as personagens, essa dicotomia entre o bom e o mau era muito clara, mas agora há um blur”, diz a protagonista e produtora Elle Fanning em resposta à Time Out Portugal numa conferência de imprensa via Zoom. “Não é tanto sobre quem é o vilão”, acrescenta Nicholas Hault, que encarna Pedro II. “Agora, vamos tendo mixed feelings em relação a ambos.” 

Catarina conquista a coroa – e que coroa! A espectacularidade do guarda-roupa, da cenografia e da fotografia continuam a não desiludir –, mas se pensava que difícil era lidar com o marido infantil e implacável, agora é que vai ver como é tentar libertar uma Rússia que não está nada interessada em ser libertada. “A Catarina tem finalmente o poder, mas o que vai fazer com ele? Ao ser puxada ao limite nem sempre sabe como reagir e, às vezes, até parece que se está a transformar no Pedro”, diz a actriz de 23 anos. “A gravidez torna-a numa espécie de bomba-relógio. Ela tem apenas nove meses para fazer tudo o que quer fazer daquele país. Enquanto o bebé estiver na barriga, ela está a salvo. Essa pressão faz com que os espectadores percam por vezes a fé nela – e eu adoro isso. A dinâmica muda de tal forma, que as pessoas até são capazes de pensar se afinal ele não era melhor. Nada é preto e branco”, remata.

The Great Season 2
DR

O empoderamento feminino está mais presente que nunca – e funciona como um afrodisíaco para o czar deposto. “Claro que há um paralelismo com a actualidade. É tudo muito divertido, os diálogos do Tony [McNamara, criador, argumentista e realizador] são geniais, mas realmente passam uma mensagem. Ela é tão activista e feminista, tão à frente do seu tempo... Não imagino a luta que terá sido para a verdadeira Catarina”, diz Elle, que cresceu rodeada de “mulheres fortes” e não sabe o que é sentir-se sozinha num mundo de homens. “Cabeça e não coração”, pede-lhe o conselheiro político e amigo fiel Orlo (Sacha Dhawan) logo no primeiro episódio. “Razão e não raiva”, responde-lhe Catarina, grande, enorme, cada vez maior.

HBO. Sáb (Estreia T2)

+ O essencial do guia de TV para esta semana

+ HBO estreia série sobre música com Dino d'Santiago e Plutónio

Partilhe esta notícia

Um email que vais verdadeiramente amar

Loading animation
Este email já está registado. Experimente outro.

🙌 Espectáculo! Está registado

Obrigado por subscrever! Esteja atento, a primeira newsletter estará na sua caixa de correio em breve!

Últimas notícias

    Publicidade