Seis razões para ligar a televisão esta semana

Está bem que o faz em casa é consigo, o que faz na rua é com a Time Out. Mas há boas razões para ligar a TV esta semana
The Dirty Dozen.jpg
Por Eurico de Barros |
Publicidade

Somos adeptos de passeios pela cidade, idas ao cinema (consulte aqui os filmes em cartaz esta semana), e ao teatro (olhe a quantidade de peças que pode ver este mês), jantares fora (com tantos restaurantes novos, porque vai sujar os tachos lá de casa?), concertos e uns bons copos. Mas admitimos que, de vez em quando, sabe bem ficar em casa agrafado à televisão. Para que não desperdice estes valiosos momentos de zapping, damos-lhe as melhores razões para ligar a televisão esta semana. Porque há programas que ainda vale a pena ver em directo e estreias que não vai querer perder.

Recomendado: Os filmes em cartaz esta semana

Seis razões para ligar a televisão esta semana

Abba, Bee Gees, Carpenters

O canal ARTE recua no tempo até aos extravagantes anos 70, para contar a história de três dos mais célebres grupos pop dessa era: os Abba, os Bee Gees e os Carpenter. A música que faziam, os discos que vendiam, o mercado em que existiam, as críticas que lhes faziam, os detractores que os execravam e os fãs que os adoravam (alguns deles surpreendentes, caso de Joe Strummer, admirador dos ABBA).

ARTE. Sex 21.25.

Best World War II movies: The Dirty Dozen

Doze Indomáveis Patifes

Na II Guerra Mundial, um grupo de soldados do Exército dos EUA, condenados por crimes vários, é enviado numa missão suicida contra os nazis. Com Lee Marvin, Donald Sutherland, Charles Bronson, John Cassavetes, Robert Ryan e Telly Savalas. Um clássico do filme de guerra realizado por Robert Aldrich.

RTP2. Sex 23.05.

Publicidade
A Noite

A Noite

Este filme que Michelangelo Antonioni realizou em 1961, com Marcello Mastroianni, Jeanne Moreau e Monica Vitti, ganhou o Urso de Ouro do Festival de Berlim. Um dia na vida de um conhecido escritor italiano e da sua mulher, cuja relação conjugal está à beira do colapso.

RTP Memória. Dom 00.00.

Lady Bird

Lady Bird

Primeira longa-metragem a solo da actriz Greta Gerwig, Lady Bird é uma comédia da inquietação e insatisfação adolescente, levemente autobiográfica, passada em Sacramento, no início deste século. Saoirse Ronan e Laurie Metcalfe são irresistíveis na filha efervescente e aventurosa, e na mãe neurótica e superprotectora.

TVCine 1. Dom 21.30.

Publicidade
Undercover Boss

Undercover Boss USA

Novos episódios desta série em que patrões de grandes empresas americanas se disfarçam de empregados e vão meter as mãos na massa. Para conhecerem as realidades dos seus negócios, as pessoas que os fazem funcionar e o que poderá estar a correr mal.

SIC Radical. Dom 22.00.

Supermegacaro

Supermegacaro

Está de volta ao Odisseia, com 14 episódios novinhos em folha, esta série documental apresentada pelo rapper 2 Chainz, que se aplica a descobrir o melhor e o pior que o dinheiro pode comprar. Nesta temporada, veremos os funerais mais caros e luxuosos, cães e gatos de raça que custam 100 mil dólares, fatos de marca à prova de bala e com uma etiqueta de 10 mil dólares, as pipocas, a água mineral e os gelados mais dispendiosos dos EUA, ou ainda um carro de altíssima segurança apreçado por dois milhões de dólares.

Odisseia. Ter 23.35.

Mais coisas para fazer esta semana em Lisboa

Posso Saltar do Meio da Escuridão e Morder
Sofia Berberan
Teatro

As peças de teatro para ver esta semana

Como dizer? É mais ou menos aquela coisa do, vá lá, não seja forreta, vá lá, não seja preguiçoso. Se vemos tantos filmes no cinema, se vamos a tantos bares e restaurantes, mercados e exposições, qual a justificação para não irmos mais vezes ao teatro? Esta é a nossa forma, delicada, de lhe dizer para se fazer à cena, para se fazer ao palco. Sim, que mostrar-se solidário perante a comunidade artística fica bem, mas sabe a pouco. A agenda cultural de Lisboa está ao rubro, com muitas peças boas para ver. Estas são as que pode ver já esta semana.

Melancolia
©DR
Filmes

Cinema alternativo em Lisboa esta semana

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar aqui os filmes em cartaz esta semana, mas se é um verdadeiro cinéfilo (ou um aspirante a), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial – e por isso fora dos grandes centros comerciais.  Todas as semanas damos-lhe três sugestões de cinema alternativo em Lisboa, habitualmente fora das grandes salas. Não perca a oportunidade de ver (ou rever) alguns filmes obrigatórios, grandes clássicos ou filmes fora da rota comercial.

Publicidade
Os Pontos Negros
©DR
Música

Os melhores concertos em Lisboa esta semana

Por toda a cidade há concertos. Há bandas de rock e suas derivações, artistas populares de diferentes proveniências, metais leves e pesados, música portuguesa e estrangeira, inevitavelmente americana mas não só. Há concertos para todos os gostos e carteiras, é o que queremos dizer. Só que nem todos são iguais. Alguns valem mais a pena do que o resto, uns são potenciais surpresas enquanto outros são valores mais ou menos seguros, e por isso toda a informação ajuda. Siga as nossas sugestões dos melhores concertos em Lisboa esta semana.

Publicidade