4 Gostar
Guardar

Os melhores restaurantes de Lisboa

Dos clássicos da cidade, onde nunca nos cansamos de voltar, aos surpreendentes recém-chegados, estes são os melhores restaurantes de Lisboa

© Ana Luzia

Chegarmos a acordo quanto ao primeiríssimo critério para eleger os melhores restaurantes de Lisboa foi simples. Todos os lugares onde não nos importaríamos de voltar e voltar e voltar outra vez foram imediatamente admitidos. Claro que as novidades mais frescas da cidade também foram consideradas, mas como em muitas coisas na vida, apenas as mais aptas sobreviveram. Para a criação deste guia provámos tudo e mais alguma coisa, vasculhámos, trocámos opiniões com moradores, tudo com o objectivo de deixarmos apenas o filet mignon. E, após uma selecção criteriosa, chegámos àquele que é o mais fiel guia dos melhores restaurantes de Lisboa.

Os melhores restaurantes de Lisboa

A Cevicheria

Durante a viagem que fez pelo mundo, a cozinhar em casas de famílias, o chef Kiko apaixonou-se pelo prato nacional do Peru. Trouxe-o para um pequeno restaurante com um belíssimo balcão onde não é possível marcar mesa. O ceviche puro, com peixe branco, puré de batata doce, cebola, algas e leite de tigre, vale a espera.

Ler mais
Princípe Real

A Taberna da Rua das Flores

Escolha dos críticos

É um dos restaurantes mais cotados entre os gourmands da cidade e do mundo, não fosse uma das mesas mais citadas na imprensa internacional. A cozinha mistura pratos tradicionais, como o clássico bacalhau com grão ou as iscas com batata doce, com cozinha étnica com um toque de sofisticação. À noite, o chef André Magalhães pode bem aparecer para testar novas criações com os produtos de época. Atenção: está quase sempre cheio e não aceita reservas, por isso, vá cedo ou vá tarde.

Ler mais
Chiado/Cais do Sodré

Adraga

Escolha dos críticos

No Verão é mais difícil estacionar e ter mesa – e a vista também não é tão bonita como quando a praia está vazia e o mar mais cinzento e agitado. Mas a comida no restaurante da Adraga é boa o ano inteiro. Destaque para o marisco tirado do viveiro à nossa frente e para o peixe fresco, que vem à mesa antes de saltar para a grelha.

Ler mais
Sintra

Belcanto

Escolha dos críticos

José Avillez conseguiu a proeza de ser não só o único chef português com duas estrelas Michelin no currículo, como ter o único restaurante na Grande Lisboa com essa distinção. Merece-as graças a uma cozinha criativa, que reinventa as nossas tradições com produtos de luxo. Não é propriamente barato, mas se escolher (e recomendamos que o faça) o menu dos Clássicos vai ter uma experiência gastronómica rara, ao nível da melhor alta cozinha que se pratica no Mundo.

Ler mais
Chiado

Café de São Bento

É conhecido há 34 anos por duas coisas: servir até tarde e ter um bife de perder a cabeça. É tão bom, tão bom que a Time Out lhe concedeu o título de melhor bife da cidade. A carne tenra vem mergulhada num molho espesso e abundante, as batatas fritas são caseiras e viciantes e o esparregado é irrepreensível.

Ler mais
Chiado/Cais do Sodré

Cantinho Do Avillez

Foi a primeira aventura do chef José Avillez fora da alta cozinha e cedo se transformou num caso sério de sucesso por causa de pratos como as lascas de bacalhau com migas soltas e azeitonas explosivas, as mãozinhas de vitela ou o Prego MX-LX. Quatro anos depois, continua a funcionar a todo o gás, a manter a qualidade da cozinha lá em cima e a ter, sem excepção, sempre bom ambiente.

Ler mais
Chiado

Casa de Pasto

Com o chef Diogo Noronha à frente, a Casa de Pasto é uma sala de jantar do princípio do século XX transportada para o nosso milénio. A cozinha é despretensiosa, tem base bem portuguesa, mas usa técnicas sofisticadas. Como se quer. Prove os rissóis de berbigão e a canja de ostras e arrisque nos bichos menos conhecidos, a piada do restaurante é essa.

Ler mais
Cais do Sodré

Casanova

Escolha dos críticos

A fila deste restaurante é uma das instituições lisboetas mais respeitadas. Desistir logo à porta é uma afronta: as pizzas de massa fina e estaladiça com produtos frescos, que, ano após ano, continuam a ser as melhores da cidade, merecem cada minuto passado no corredor.

Ler mais
São Vicente 

Das Flores

Os rumores caíram como uma hecatombe na cidade: o Das Flores – a.k.a. “a tasca” da Rua das Flores – corria o risco de fechar porque o prédio ia para obras. Felizmente, garantiram-nos, vão-se aguentar. Até porque a cidade não estava preparada para perder os croquetes, as iscas, os pastéis de bacalhau, as sopas caseiras, enfim, a cozinha desta maravilhosa tasca.

Reservar agora Ler mais
Chiado

Estoril Mandarim

Escolha dos críticos

O ambiente é cerimonioso, as loiças e os talheres são pesados, há salas privadas e mesas redondas onde cabe a família inteira. O melhor restaurante de alta cozinha chinesa da Grande Lisboa tem uma carta com mais de 120 especialidades – destaque para a sopa de ninho de andorinha, o pato à Pequim e o sashimi da lagosta viva.

Ler mais
Cascais
Mostrar mais

Mais restaurantes em Lisboa

Os melhores restaurantes franceses de Lisboa

Esta lista dos melhores restaurantes franceses em Lisboa é uma homenagem à boa gastronomia gaulesa e um guia para encontrar pratos típicos como soup a l’oignon, confit de canard ou um valente entrecôte. Carregue nos erres e bon appétit.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Comentários

0 comments