Imperial de Campo de Ourique

Restaurantes, Português Campo de Ourique
4 /5 estrelas
Imperial de Campo de Ourique
1/2
Imperial de Campo de Ourique
2/2

Crítica

A cozinha minhota tem uma longa tradição em Lisboa, é certo. Assim como este Imperial de Campo de Ourique, tasca na Correia Teles, tem uma longa história de vida em Lisboa
– trinta e muitos anos, não sei a data exacta. Mas nunca é tarde para o trazer às páginas da Time Out. Do serviço
aos grelhados, dos pratos de tacho ao vinho, do presunto às sobremesas, tudo merece ser falado e experimentado no restaurante do Sr. João.

Falo do dono com tanta familiaridade não porque seja cliente habitual da casa, mas porque ao fim de cinco minutos lá dentro é-se íntimo. Sabe-se que a família vem de Ponte da Barca, que a lampreia que serviram nos últimos meses vem 
do Rio Minho, que o azeite com que trabalham é de Ferreira do Zêzere (e é bom, mas bom), prova-se um pratinho de presunto da Beira Baixa, salgado, muito bom, bebe-se o vinho que o dono acha que vai bem nesse dia. Ele sempre em passo de corrida, a servir enquanto conversa com quem entra (quase tudo clientes da casa) e distribui guardanapos de pano para atar ao pescoço, “para a senhora não se sujar”.

Na carta há sempre muitos pratos 
da grelha – à vista, quando se chega ao restaurante – sejam peixes do dia, sejam sardinhas na época, seja um bacalhau assado delicioso, a lascar, servido com batatas a murro, a trazer ao lado uma taça de azeite a ferver com alho, sejam costeletas de novilho do tamanho de raquetes de praia, saborosas; há pratos de tacho (feijoada, chanfana, carne de porco à alentejana, entre outros), há iscas à moda do Norte, das mais altas; há um belíssimo bacalhau à minhota; e um arroz doce divino – cozido no ponto, envolvido num creme suave, doce q.b., com canela por cima.

Os preços não são dos mais baratos que aí andam em restaurantes do género (12,50€ por um bacalhau assado), mas as doses respeitam a origem da família: são minhotas e por isso dá bem para as dividir.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Por Marta Brown

Publicado:

Nome do local Imperial de Campo de Ourique
Contato
Endereço Rua Correia Teles, 67
Lisboa
1350-094
Horário Seg-Sex 07.00-20.30, Sáb 07.00-18.00
Preço Até 20€
É o proprietário deste estabelecimento?
Static map showing venue location
LiveReviews|0
0 people listening