A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

CineCidade: cinema ao ar livre no Palácio Pimenta com ciclo dedicado ao desporto

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Não há quem pare a febre dos ciclos de cinema ao ar livre durante o mês de Agosto – em cada jardim, em cada praça, em casa arcada estende-se mais um. A partir de dia 24 de Agosto, a romaria nocturna faz-se em direcção ao Jardim do Palácio Pimenta, do Museu de Lisboa, para a terceira edição do CineCidade, desta vez dedicada ao desporto.

A iniciativa insere-se na programação do Lisboa na Rua, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela EGEAC, e prevê a projecção de quatro filmes nos dias 24 e 31 de Agosto, e outras duas a 7 e 14 de Setembro. Este ano, o desporto é rei e, do futebol à patinagem artística, tudo vai passar pela tela do Jardim do Palácio Pimenta, evocando figuras maiores como Ayrton Senna e momentos históricos dos Jogos Olímpicos.

Cada sessão – que têm início sempre às 21.30 – será dedicada a uma ou mais modalidades. A primeira, no dia 24, é dedicada ao futebol com a projecção do filme de John Huston, Fuga Para a Vitória, e logo a seguir passa a curta-metragem San Siro, de Yuri Ancarani.  

A 31 de Agosto, é a vez de Eu, Tonya, de Craig Gillespie, um dos filmes mais falados do ano passado – que valeu a Allison Janney o Óscar de Melhor Actriz Secundária. A película é seguida pela curta Giant, de Salla Tykkä, que conta a história da equipa júnior de ginastas da Roménia.

Já em Setembro, no dia 7, é no automobilismo que nos devemos focar. A sessão começa com Senna, de Asif Kapadia, um documentário sobre a vida e carreira do piloto de F1 Ayrton Senna, e termina com uma curta de cinco minutos de Miguel Ildefonso, Engine.

O último dia de CineCidade, 14 de Setembro, dedica a sua primeira projecção aos Jogos Olímpicos de 1936, com Olympia/Os Deuses do Estádio: Parte II, de Leni Riefenstahl, um filme propaganda que imortalizou os Jogos em filme e que acaba por ser um ensaio estético sobre os corpos e movimentos dos atletas. A iniciativa termina com a curta The Diver, de PV Lehtinen, sobre a disciplina dos atletas na hora de saltar para a água.

Jardim do Palácio Pimenta. Campo Grande, 245. 24 e 31 de Agosto, 7 e 14 de Setembro 21.30. Entrada livre.

+ Cinema ao ar livre: os filmes a não perder em Agosto

Últimas notícias

    Publicidade