A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Conheça tudo o que vai mudar nos Mercados de Lisboa

Escrito por
Mariana Correia de Barros
Publicidade

Está em curso até 2020 o Plano Municipal dos Mercados de Lisboa 2016-2020, com o objectivo de reforçar o papel dos mercados na vida de bairro. Duarte Cordeiro, vereador com o pelouro da Economia e Inovação, Serviços Urbanos e Desporto, falou com a Time Out sobre tudo o que vai mudar nos mercados nos próximos tempos.

Mercado do Bairro Alto
Foi desactivado enquanto mercado tradicional e será um mercado dos ofícios. Através de uma parceria entre a Câmara, a Junta de Freguesia da Misericórdia e a Fundação Ricardo Espírito Santo, será, diz o vereador, "um espaço oficinal, de ofícios tradicionais portugueses, onde podemos beneficiar das oficinas criativas da Fundação Ricardo Espírito Santo e ao mesmo tempo ter um espaço de utilização para quem domine determinados ofícios e possa, a partir dali, fazer os seus protótipos, aprender um determinado ofício." Está em obra e quase a abrir.

Mercado de Santa Clara
Leva a bandeira de primeiro mercado coberto de Lisboa, aberto em 1887, mas tudo está diferente no Mercado de Santa Clara. “Entendemos que já não fazia sentido recuperar a sua função de comércio tradicional”, explica o vereador. Depois de um concurso de ideias, lançado pela autarquia e a Trienal de Arquitectura, nasceu a proposta de "fazer um espaço para as indústrias criativas e de exposição para os criadores. Vai ter um espaço de restauração, além de já ser sede do Clube de Criativos de Portugal. Vai ser um mercado mais dedicado à cultura e artes."

Mercado do Lumiar
De uma parceria entre a Câmara, a Junta de Freguesia do Lumiar e a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio) nascerá um mercado biológico com função retalhista e grossista. “O objectivo é que qualquer produtor de agricultura biológica do nosso país possa colocar lá o produto para entrar depois no retalho em Lisboa. Seja nos restaurantes, supermercados, nas pequenas mercearias.” Ao lado fica a sede da Agrobio, “onde vão fazer workshops, formação. Está em obras neste momento.”

Mercado de São Domingos de Benfica
Minifábricas na antiga zona de lojas em baixo, espaço de cowork em cima. Assim será o renovado Mercado de São Domingos de Benfica, que já iniciou obra. “Procurámos que as lojas se adaptassem a autênticas fábricas, mini-espaços de produção. Temos jovens empreendedores que lá fazem bolachas, temos outros que fazem impressoras 3D (...), temos um empresário que faz um sabonete artesanal que é o Lisbão, cuja imagem são uns azulejos. Na parte de cima nascerá um “cowork onde a Junta de Freguesia vai ter uma espécie de programa de empregabilidade. Estamos a tentar dinamizar a zona tradicional de forma diferenciada, e aqui vamos tentar lançar um projecto relacionado com os produtos da zona Oeste.”

Mercado do Bairro de Santos
A notícia de renovação do mercado foi avançada em Julho e o trabalho está "practicamente concluído", avança o vereador. De um edifício devoluto e com poucas acessibilidades, “entendemos fazer um concurso com concessão. A zona interior ficou dedicada ao retalho comercial, neste caso com a marca Minipreço Family, e a parte do comércio tradicional fica na zona exterior, onde existe agora uma cobertura. As lojas foram recuperadas e vamos ter comércio tradicional.”

Mercado de Alvalade Sul
É um dos únicos mercados de levante (as bancas são montadas e desmontadas todos os dias) em Lisboa e está em fase de conclusão de obra, graças a um projecto do Orçamento Participativo. “Uma estrutura que dá muito melhores condições aos comerciantes que vendem ali”, explica, mas que continuará a funcionar em regime de levante. A mesma proposta permitiu “criar estruturas que tivessem outras funcionalidades, outro tipo de mercados (...) e vai ajudar a requalificar o espaço público. De acordo com o site da Junta de Freguesia de Alvalade, adoptará a designação de Mercado Jardim.

Mercado de Benfica
É um dos principais mercados de Lisboa e é provável que venha a ser alvo de obras. “A Junta de Freguesia de Benfica está a concluir o projecto para a requalificação do Mercado de Benfica, e ainda será neste mandato que queremos lançar a obra.”

Mercado 31 de Janeiro
A passagem dos comerciantes para o piso 0 foi estratégica. Vai nascer no piso 1 uma nova Loja do Cidadão.

Conheça melhor alguns dos projectos:

+ Mercado 31 de Janeiro: nova loja do cidadão fica pronta ainda este ano

+ Novo Mercado do Levante inaugura em Maio

+ O Bairro de Santos vai ter um mercado 2.0

+ O concurso de ideias de Arquitectura para o Mercado de Santa Clara já tem um vencedor

Últimas notícias

    Publicidade