A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Conhece bem Lisboa vista de cima? Não basta saber onde se vende a melhor ginja, bifana, pastel de nata ou caracóis. Se passar neste teste, está validado como alfacinha. As soluções estão no final e não vale ir copiar ao Google. 

Imagem 1

Pista: Começamos com uma imagem de dificuldade baixa. O que começou por ser um espaço de passeio, chamado precisamente Passeio Público, foi transformado em finais do século XIX naquela que é hoje a artéria mais poluída de Lisboa. 

Imagem 2

Pista: É um dos bairros mais simétricos da cidade e foi projectado na década de 30 pelo arquitecto Paulino Montez. Começou por se chamar Bairro Doutor Oliveira Salazar e adopta o modelo de cidade-jardim concebido pelo urbanista britânico Ebenezer Howard em finais do século XIX. Inserido no projecto municipal Novos Bairros, foi o primeiro exemplo em Lisboa de bairro para as classes operárias.

Imagem 3

Pista: Este terreno que parece dividido em 18 parcelas pertence à EPAL e fica por cima de um dos seus reservatórios de água. Houve um projecto milionário para a construção de um campo de golfe, que chegou a arrancar em finais dos anos 90, mas que foi inviabilizado na sequência de falta de licenças e de queixas de moradores que ao verem torres de 35 metros e uma rede a toda a volta lhe chamaram “a capoeira”. De momento não está previsto nenhum projecto para este espaço.

Imagem 4

Pista: Nesta zona está agora a ser erguido um empreendimento desenhado pelo famoso arquitecto Renzo Piano e que viu a primeira pedra lançada em 1998. E, mesmo em frente, arrancam em Fevereiro arrancam as obras de um jardim à beira rio plantado com 38 950m2.

Imagem 5

Pista: Já foi uma zona rural com grandes quintas, como é o caso da Quinta dos Apóstolos que apareceria no Google Maps se este tivesse sido inventado antes do século XIX. Entre ciprestes, eucaliptos, alfarrobeiras e jacarandás, alguns dos reis desta parada são Machado dos Santos, Cândido dos Reis, Miguel Bombarda ou José Elias Garcia. 

 
Soluções:
Imagem 1 - Avenida da Liberdade
Imagem 2 - Bairro Económico do Alvito
Imagem 3 - Terreno da EPAL em frente ao Amoreiras Shopping Center
Imagem 4 - Projecto dos Jardins Braço de Prata (que agora se chama Prata Living Concept)
Imagem 5 - Alto de São João

+ 18 coisas que só é possível fazer em Lisboa

+ O que é que lhe falta para andar de bicicleta em Lisboa?

+ Os sítios mais instagramáveis em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade