A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
torres humanas
©Michał Parzuchowski/UnsplashTorre Humana em Espanha (2020)

Dia de Sant Jordi é assinalado em Lisboa com torres humanas

Lisboa irá juntar-se às celebrações do Dia de San Jordi com os Castellers de Vilafranca, campeões do último concurso de torres humanas, um dos tesouros da tradição catalã.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

O Dia de Sant Jordi – São Jorge em português – assinala-se a 23 de Abril, e na Catalunha é um dia muito especial. Este ano, será assinalado em Lisboa com duas exibições dos Castellers de Vilafranca, um dos melhores grupos de torres humanas, uma tradição catalã que remonta ao século XVII e que em 2010 foi classificada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A primeira exibição está marcada para 21 de Abril, pelas 15.30, na Praça do Município, mas a 23, Lisboa terá direito a duas performances. A primeira irá decorrer no Castelo de São Jorge, às 10.00, e à tarde os Castellers de Vilafranca irão empilhar-se junto ao Padrão dos Descobrimentos, pelas 15.00.

“A nossa intenção é fazer chegar a Portugal um dos tesouros mais preciosos da cultura catalã e, sem dúvida, as torres humanas são a melhor representação que podemos dar ao país e à cidade de Lisboa”, diz Rui Reis, delegado do Governo da Catalunha em Portugal, que todos os anos organiza um evento para assinalar o Dia de San Jordi. Por exemplo, o ano passado a delegação organizou uma conversa sobre José Saramago com a participação do escritor Miguel Real e do jornalista Francesc Escribano.

O Dia de Sant Jordi coincide com o Dia Mundial do Livro e na Catalunha é considerado o verdadeiro Dia dos Namorados: as ruas da comunidade autónoma espanhola enchem-se de bancas com livros e rosas. Estima-se que, nesse dia, são vendidos mais de 1,5 milhões de livros e seis milhões de rosas.

+ Poster Mostra desafia o público e expõe os dez melhores cartazes

+ Palácio de São Bento abre-se no 25 de Abril para concerto de Ana Moura

Últimas notícias

    Publicidade