A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Festa do Cinema Italiano
DR

Documentário sobre Ferragamo passa na Festa do Cinema Italiano

A 15ª edição do festival que celebra o cinema italiano começa a 1 de Abril, em Lisboa. Entre os destaques está uma retrospectiva da filmografia de Pier Paolo Pasolini.

Escrito por
Joana Moreira
Publicidade

A mais recente obra de Luca Guadagnino, sobre o designer Salvatore Ferragamo, é um dos filmes em destaque na Festa do Cinema Italiano, adiantou esta quarta-feira a organização. A 15ª edição do festival acontece a partir de 1 de Abril em 11 cidades. Em Lisboa, prolonga-se até 10 de Abril.

O documentário Salvatore – Shoemaker of Dreams estreou-se na última edição do Festival de Cinema de Veneza e conta a “a empolgante história humana, artística e empresarial” do designer italiano que, nos anos 20, fez carreira ao calçar as maiores estrelas de Hollywood.

A programação da festa conta com outra ante-estreia nacional: Leonora Addio, de Paolo Taviani. O filme foi escrito pelo realizador “durante o processo de luto da morte do seu irmão mais velhoe passou pela Berlinale, conquistando um prémio da Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema).

Na mostra vai passar também O Rei do Riso (Qui rido io), do realizador napolitano Mario Martone. Trata-se de um filme sobre o actor Eduardo Scarpetta, considerado o actor e autor mais importante do teatro napolitano, entre o final do século XIX e o início do século XX, e o primeiro da dinastia teatral Scarpetta-De Filippo.

Já nas retrospectivas, a programação preparou uma viagem pelos filmes de Pier Paolo Pasolini, a propósito do centenário do nascimento do cineasta italiano. 

A Festa do Cinema Italiano estende-se este ano a 11 cidades: Lisboa, Cascais, Porto, Coimbra, Viseu, Penafiel, Alverca, Aveiro, Caldas da Rainha, Almada e Lagos. Em Lisboa, há filmes para ver de 1 a 10 de Abril no São Jorge, nos UCI Cinemas El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa e na Culturgest.

+ Filmes em cartaz

+ São Jorge em festa e mais cinema alternativo em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade