A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Colecção Alves/Gonçalves
DR

Dupla de moda Alves/Gonçalves vai vender recheio da casa em leilão online

Apesar de o leilão decorrer apenas na próxima semana, já é possível licitar as quase 300 peças que o compõem.

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

É o recheio de uma casa, mas bem podia ser uma galeria de arte tais são as peças a leilão. A famosa dupla de criadores de moda Manuel Alves e José Manuel Gonçalves tem 286 peças de arte, decoração e mobiliário do século XX a compor a “Colecção Alves/Gonçalves”, que terá direito a um leilão online a 24 de Março pelas mãos da leiloeira Palácio do Correio Velho

Fruto de longos anos de viagens e de interesses vários, os "Manéis", como são conhecidos no meio, acumularam uma bela colecção que agora põem à mercê de todos. Em declarações ao Observador, Manuel Alves confessa que o leilão já estava planeado, uma vez que olharam para todos os objectos que acumularam ao longo de tantos anos, alegando que “não faz sentido ter tantas coisas” e que “surge a necessidade de mudar”, refere ao jornal online. 

Por cortesia do próprio Palácio do Correio Velho, é possível fazer uma visita virtual à casa dos Manéis, divisão por divisão, e ver expostas muitas das quase 300 peças que vão a leilão, consultando também a respectiva ficha informativa acerca das mesmas.

No catálogo, disponível aqui, há obras de Luís Coquenão, Ana Jotta, David Rosado, Hans de Jong ou Alex Katz. Há também cerâmicas da Rosenthal, uma mesa da Oito Em Ponto, um sofá da arquitecta Amanda Levete, cadeiras da Hayon ou de Gio Ponti, e várias peças de Hervé Van der Straeten.

“Deixando a outros testemunhos de uma vida emocional à procura sempre do belo e cujos cinco sentidos sempre foram exaltados. Um criador de moda deve estar rodeado de coisas que completem o seu quotidiano”, pode ler-se numa nota de Manuel Alves, no catálogo da colecção.

O leilão online acontece apenas no dia 24 de Março, às 19.00, mas já é possível licitar as peças cujos valores têm bases de licitação que vão até aos 30 mil euros.

+ O Time Out Index está de volta. Como tem sido a vida na sua cidade?

+ A Mercearia Saloia é a nova residente da LX Factory

Últimas notícias

    Publicidade