A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Eduardo de Souto de Moura: guia de projectos e exposição na Galeria Millennium

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

É um dois em um — a inauguração de uma exposição e o lançamento de um livro. Falamos da Galeria Millennium que volta a destacar os grandes valores da arquitectura nacional, sendo agora a vez de Eduardo Souto de Moura, depois de há um ano terem distinguido Álvaro Siza.

É já esta quinta-feira que a galeria será palco do lançamento do Guia de Arquitetura Eduardo Souto de Moura Projetos Construídos Portugal, editado pela A+A Books, ao mesmo tempo que inaugura a exposição de fotografia “Poesia Mineral - Eduardo Souto de Moura por Nuno Cera”, que vem completar assim o trabalho editorial no qual Nuno Cera participa.

O livro é uma verdadeira viagem à obra de Souto de Moura, percorrendo o país de Norte a Sul através do olhar do artista plástico Nuno Cera, que fotografou as obras. O percurso que é feito no guia é acompanhado pelos textos de Marta Sequeira, que complementa o itinerário com testemunhos do próprio arquitecto tornando tudo ainda mais pessoal e directo.

“Tal como o primeiro, este guia assume-se sobretudo como um livro de consulta, que o leitor poderá examinar de acordo com a ordem do seu próprio trajeto”, afirma Marta em comunicado. “Cada obra não têm a mera intenção de descrever o que o leitor já tem defronte de si, nem tão pouco a ambição de se constituir como uma reflexão crítica que poderia perturbar a autenticidade da experiência física da obra, mas sobretudo a de ampliar a visita, oferecendo uma série de dados objetivos”, acrescenta.

Quanto à exposição “Poesia Mineral”, pode esperar uma série de fotografias de Nuno Cera, dando uma visão mais pormenorizada dos edifícios de Souto Moura que privilegia uma leitura com enquadramentos específicos e abdica de uma visão abrangente das obras.

Galeria Millennium. Rua Augusta, 96. Seg-Sáb 10.00-18.00. Inaugura quinta até 19 de Maio. Entrada livre.

Mais arte em Lisboa:

+ "Chama": a exposição com obras de Júlio Pomar, Rita Ferreira e Sara Bichão

+ Cinco exposições em Lisboa a não perder nos próximos meses

Últimas notícias

    Publicidade