A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Encontrado mais um esqueleto (com anel no dedo) no Solar dos Presuntos

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Já tínhamos dado a notícia dos 28 esqueletos encontrados no restaurante, mas afinal havia mais um. Se não acompanhou a história, fique descansado: o achado resulta da expansão da cozinha do restaurante e equipas de arqueólogos estão em cima do assunto.

No final do ano passado recebemos o alerta da casa: havia esqueletos a serem desenterrados desde 2016, encontrados durante umas escavações. Escavações essas que tinham – e ainda têm – como objectivo último não só a ampliação da cozinha do Solar dos Presuntos, como a instalação de uma academia que ensinará os truques da gastronomia minhota.

Só que não param de aparecer vestígios arqueológicos. Esta quarta-feira os arqueólogos ao serviço da Neoépica, empresa de arqueologia que acompanhou o projecto, descobriram mais um esqueleto que se junta aos 28 encontrados até agora, todos com cerca de 2000 anos. Segundo nos revelou então Paulo Rebelo, este é “possivelmente o vestígio de necrópole romana mais bem preservado encontrado nos últimos tempos”.

vestigios solar dos presuntos
A equipa também encontrou inúmeros objectos.
Fotografia: Duarte Drago

O esqueleto encontrado agora tinha uma particularidade: um anel num dos dedos da mão. Mas o estado em que se encontra (está um bocadinho verde) ainda não permite perceber de que material é feito.

esqueleto solar dos presuntos
O anel
Fotografia: Duarte Drago

Depois disto é pouco provável que voltem a aparecer mais achados arqueológicos, até porque os trabalhos estão a alcançar uma área mais rochosa no espaço onde decorrem as escavações. No entanto, como diz sabiamente o povo, até ao lavar dos cestos é vindima.

+ Feira de Artes e Antiguidades regressa à Cordoaria com mais galeristas

+ O Rossio na Betesga #20: "Mitte gladium tuum in vaginam"

Últimas notícias

    Publicidade