A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Está a nascer um mural de azulejos junto à Assembleia Municipal de Lisboa

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Até ao final do mês o puzzle deve ficar completo. Falamos de um mural que celebra a Carta de Lisboa, uma iniciativa colectiva que nasceu em 2017 nas paredes da Galeria Ratton, uma das mecas do azulejo em Lisboa, à boleia dos seus 30 anos de vida.

Passado pouco mais de um ano, a peça vê o seu propósito a ser cumprido: entre a Assembleia Municipal de Lisboa e o Jardim Fernando Pessa está a ser construída a estrutura em betão que vai suportar a nova obra de arte de Lisboa e, embora ainda não haja data para a sua inauguração, está previsto que os trabalhos terminem até ao final deste mês.

Mas que mural é este? A “Carta de Lisboa – Direitos e Responsabilidades” é um documento que promove o respeito pela diversidade, a igualdade, a dignidade, a segurança e o ambiente, e que serve para orientar políticas e programas para a cidade. Um exemplo: “Todos os cidadãos e todas as cidadãs de Lisboa têm o direito a uma habitação digna, segura, salubre e acessível” é o 13º artigo desta carta nascida 4º Fórum da Cidadania – uma iniciativa anual criada pelo Pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa – e votada pelos cidadãos participantes.

O mural reúne alguns dos artistas com quem a galeria tem um histórico de colaborações e que desenharam algumas das palavras-chave da nova carta. Andreas Stöcklein, Eduardo Batarda, Graça Morais, Irene Buarque, Jorge Martins, Júlio Pomar, Lourdes Castro, Maria Beatriz e Pedro Proença disseram sim e, em estreia na colaboração com a Ratton, também o fizeram Sofia Areal e Manuel Vieira (o artista também conhecido como Manuel João Vieira).

+ NOTE transforma-se na primeira galeria privada de arquitectura de Lisboa

+ O maravilhoso mundo dos azulejos em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade