[title]
As candidaturas para o segundo concurso do Programa Renda Acessível da Câmara Municipal de Lisboa estão abertas a partir desta quinta-feira, 14 de Agosto, encerrando às 17.00 de 14 de Setembro. A autarquia prevê a abertura de mais concursos ainda no decorrer das próximas semanas.
Esta nova bolsa de habitações, dedicada à classe média e jovens à procura da primeira casa, é composta por 30 casas com tipologias que vão do T1 ao T4 (de 150€ aos 800€), nas freguesias da Ajuda, Alcântara, Arroios, Avenidas Novas, Belém, Benfica, Estrela, Lumiar, Marvila, Olivais, Penha de França, Santa Clara, São Domingos de Benfica e São Vicente.
O processo de candidatura, incluindo a selecção das casas e a entrega da documentação necessária, faz-se mais uma vez através da plataforma Habitar Lisboa, que reúne todos os programas públicos de habitação da autarquia: renda acessível, arrendamento apoiado e subsídio municipal de habitação.
Para se habilitar, tem de ser maior de 18 anos; ter título de residência válido em território nacional; um rendimento global em função da composição do agregado compreendido entre o mínimo e o máximo dos parâmetros aplicáveis ao programa selecionado; ter demonstração de liquidação de IRS do último ano fiscal; e não ser proprietário de um imóvel na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
O primeiro concurso da Renda Acessível, terminado em Janeiro deste ano, garantiu 120 casas a jovens e famílias da classe média, com rendas que não podem ultrapassar 30% do rendimento líquido dos agregados familiares.
+ Já pode ver “o melhor pôr-do-sol da Europa” em live streaming
+ Leia já, grátis, a edição da Time Out Portugal desta semana