Notícias / Arte

Estreia mundial da exposição 'Norman Parkinson - Sempre na Moda' no Centro Cultural de Cascais

Young Velvets, Young Prices, Hat Fashions
Norman Parkinson

80 fotografias captadas ao longo cinco décadas mostram o percurso do inglês Norman Parkinson, que revolucionou a moda do século XX e imortalizou celebridades como os Beatles, Elizabeth Taylor ou Yves St Laurent. Para ver a partir de 28 de Setembro no Centro Cultural de Cascais.

Tudo começou em 1939 com a fotografia da modelo Pamela Minchin no ar, para a Harper's Bazaar. "Quando vi a foto depois de revelada, tornou-se claro para mim que tinha de ser fotógrafo para o resto da minha vida. Fiquei absolutamente maravilhado com a sua magia", disse Norman Parkinson, o fotógrafo britânico cuja obra poderá explorar entre 28 de Setembro e 20 de Janeiro no Centro Cultural de Cascais, no Bairro dos Museus. É aqui que a exposição "Normal Parkinson: Sempre na Moda" tem a sua estreia mundial.   

 

 

Pamela Minchin por Norman Parkinson (1939)
Norman Parkinson

 

Pode contar com imagens que vão desde o período pós-guerra dos anos 30 na Grã-Bretanha até ao brilho global dos anos 70 e 80, passando pela austeridade da moda na Segunda Guerra Mundial, o "new look" parisiense dos anos 50 e o "London swinging" dos anos 60. 

 

 

 

Fotografia de 1967 para a Vogue
Norman Parkinson

 

Mas há muito mais do que moda no percurso de Parkinson: o fotógrafo londrino, que casou com a modelo Wenda Roberson e morreu com 77 anos em 1990, é responsável por imagens icónicas de grandes nomes da música como os Beatles e os Rolling Stones, designers de moda como Yves Saint Laurent e Givenchy, estrelas de Hollywood como Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e Ava Gardner e modelos como Twiggy e Jerry Hall. Em 1980, foi nomeado Comandante do Império Britânico pela Rainha Isabel II.

 

 

Os Beatles fotografados por Parkinson em Setembro de 1963
Norman Parkinson

 

 

Audrey Hepburn em 1955
Norman Parkinson

 

 

 

 

Jerry Hall em 1975
Norman Parkinson

 

 

A modelo Wenda Roberson, com quem o fotógrafo casou
Norman Parkinson

 

Esta exposição, que andará por várias cidades do mundo, tem curadoria de Terence Pepper (durante mais de 40 anos curador na National Portrait Gallery, em Londres) e inclui ainda o documentário Aka Norman Parkinson, co-produzido pela BBC. 

 

Parkinson a fotografar, em 1960
Norman-Parkinson-Archive_Iconic-Images

 

"Norman Parkinson – Sempre na Moda". Centro Cultural de Cascais. 28 Set-20 Jan. Ter-Dom 10.00-18.00. 2,50-5€

 + Última oportunidade: três exposições em Lisboa que estão mesmo a acabar

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments