A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

FairMeals, a plataforma que o deixa encomendar sobras de comida

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

E se alguém conseguisse combater o desperdício alimentar e, ao mesmo tempo, aumentar os lucros na restauração? Há uma plataforma online que faz mesmo isso.

Sabia que em Portugal cada estabelecimento da área da restauração desperdiça anualmente uma média de 9600€ em excedentes alimentares? A FairMeals é uma empresa fundada por Christian Wimmler, empreendedor e investigador na área das energias renováveis, que tentou arranjar forma de restaurantes, cafés, padarias ou hotéis conseguirem anunciar, a preços mais simpáticos, produtos do dia que precisem de ser consumidos antes das doze badaladas. Caso contrário, o destino é o do costume: lixo.

Assim nasceu este projecto pioneiro que depois de Coimbra, Porto, Leipzig e Dresden quer conquistar Lisboa. E é daquelas raras situações em que todos saem a ganhar. Em www.fairmeals.pt (e muito em breve através de uma aplicação para smartphone) os estabelecimentos interessados podem registar-se, adicionar a informação da casa, imagens e menus disponíveis, definir os descontos (entre 20% e 90%) e o horário de levantamento da encomenda, já que o serviço irá funcionar em regime de take away.

Por sua vez, os clientes podem efectuar a encomenda online e recolher a comida no horário disponível. Quem também vai ganhar são instituições de solidariedade social que irão receber parte dos lucros.

+ Cacilhas mais limpa com moeda local, viaturas eléctricas e energia solar

+ As marcas sustentáveis que tem de conhecer

Últimas notícias

    Publicidade