A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Festa do Japão: celebrar a cultura nipónica em Lisboa

Por
Francisca Dias Real
Publicidade

De mão dada com o Japão, Portugal faz a festa. Acontece no sábado, dia 16, no Rossio dos Olivais mais uma edição da Festa do Japão em Lisboa que pretende celebrar a amizade e cultura entre os dois países. 

Dar a conhecer a cultura japonesa é o grande objectivo desta iniciativa, inserida na programação das Festas de Lisboa e que se repete todos os anos desde 2011. Na Festa do Japão recria-se o “matsuri”, que traduz o ambiente festivo japonês, quer na sua vertente mais tradicional quer pop, através das demonstrações de Ikebana, Shodo (caligrafia), artes marciais, poesia Haiku, Origami, Furoshiki (técnica de embrulho), brinquedos japoneses, cosplay, concursos, concertos de música japonesa e exposições de Bonsai. Claro está que não vão faltar também as bancas de gastronomia japonesa.

A festa começa às 14.00 com uma demonstração de artes marciais e às 17.15 há um desfile de cosplay, para quem quer mostrar a verdadeira dedicação à cultura nipónica. À noite, mais precisamente às 20.50, pode participar na cerimónia de lançamento das lanternas japonesas na água, a tōrō nagashi, e acabar o dia a assistir a uma apresentação da dança tradicional japonesa, Bon-odori, às 21.40.

Pelo meio destas actividades, tome nota de alguns workshops que decorrem em simultâneo como é o caso do da técnica de origami (15.00), ou o de Kyudo (tiro com arco) às 18.00, sem falar da aula de sumo, às 19.00.

Rossio dos Olivais (Parque das Nações). Sáb 14.00-22.00. Entrada livre.


+ O melhor das Festas de Lisboa 2018

+ Santos Populares 2018: 52 arraiais em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade