O melhor das Festas de Lisboa 2018

Sardinhas em exposição, grelhadores em brasa, e muita música boa, do fado ao jazz. Venha daí e junte-se às Festas de Lisboa 2018
casa dos bicos por rui sousa
©Rui Sousa
Por Francisca Dias Real e Maria Ramos Silva |
Publicidade

Desocupe a sua agenda porque vai precisar de espaço (e de muita energia) para o que se segue. Junho é provavelmente o mês em que os lisboetas menos dormem (ai arraiais, arraiais) mas é também o mês em que as olheiras são melhor toleradas no local trabalho, portanto comece por descontrair e siga os nossos conselhos até ao fim.

As Festas de Lisboa arrancaram oficialmente no dia 1 de Junho e só nos vão deixar descansar lá para o final do mês, com um belo de um concerto de despedida a cargo de Gilberto Gil. Uma das grandes novidades de 2018 foi a inauguração do Lu.Ca, o novo teatro municipal totalmente dedicado à criançada, no renovado Teatro Luís de Camões (Ajuda). A programação contempla uma maratona de exposições, festas, concertos e outras iniciativas dispersas pela cidade. 

Recomendado: As melhores coisas para fazer em Lisboa esta semana

Festas de Lisboa 2018

1
arraial da renovar a mouraria
©Carla Rosado
Coisas para fazer

Santos Populares 2018: 52 arraiais em Lisboa

A curtir todos os santos ajudam, mas nenhum ajuda tanto quanto o Santo António. Durante o mês de Junho (e ainda com alguns resquícios em Julho), o santo mais popular de Lisboa transforma a cidade num imenso arraial enquanto assiste, deliciado, ao sacrifício de milhares de sardinhas. Os grelhadores estão a aquecer, as cervejas estão a arrefecer e nós estamos mortinhos por viver um mês em festa. E queremos que nos faça companhia. Por isso dizemos-lhe tudo o que precisa de saber para aproveitar o melhor das festas mais bonitas da cidade mais linda. Bem populares ou alternativos, a escolha é sua. Mas não perca de vista esta lista dos arraiais em Lisboa – o mais provável é que esteja em constante actualização. 

2
Museu do Fado - Fachada
©DR
Arte

O Maravilhoso Mundo da Música Mecânica

icon-location-pin Alfama
icon-calendar

Seja bem-vindo à indústria da música mecânica, que surgia em todo o seu esplendor na Europa do século XIX, uma das mostras em destaque neste mês. Um universo de mecanismos desfila no Museu do Fado entre 31 de Maio e 30 de Setembro, através da exposição "O Maravilhoso Mundo da Música Mecânica", uma coprodução com o Museu da Música Mecânica (MMM), onde se instala desde 2016 a colecção de Luís Cangueiro, com mais de 600 peças. São caixas de música, pianolas, autómatos, realejos, e, numa fase mais tardia, fonógrafos e gramofones. Diariamente há visitas guiadas com audição destas máquinas sonoras. Vale a pena inscrever-se em info@museudofado.pt.

Publicidade
3
Voce nao está aqui, exposiçao, parque das naçoes, expo
Arte

Você Não Está Aqui

icon-location-pin Parque das Nações
icon-calendar

Vinte anos passados, não há como passar ao lado das marcas que a Expo 98 deixou na zona oriental de Lisboa: foi uma das maiores transformações urbanas da cidade. Tudo isto foi registado pelo fotógrafo Bruno Portela, que agora apresenta 78 fotografias a grande escala, em tom documental, em sete núcleos expositivos no Parque das Nações: na Torre Galp, no Oceanário, no Pavilhão de Portugal, no Centro Comercial Vasco da Gama, no antigo Pavilhão Atlântico, na Torre Vasco da Gama e na Ponte Vasco da Gama. Quem vê o presente e recorda os tempos da Expo vai certamente embarcar numa viagem ao passado e notar o enorme desenvolvimento desta zona. A exposição inaugura no sábado e segue até 30 de Setembro. No primeiro domingo de cada mês, às 10.30, pode acompanhar a visita guiada com os comentários do fotógrafo e de um convidado especial em cada sessão.

4
out Jazz
Coisas para fazer

Out Jazz

icon-location-pin Lisboa
icon-calendar

A 12.ª edição do Somersby Outjazz leva música ao Jardim da Torre de Belém, Keil do Amaral (Monsanto), Parque Eduardo VII, Jardim da Estrela e Jardim do Campo Grande, para mais uma temporada de papo para o ar. Cinco espaços verdes, cinco meses de música gratuita todos os domingos às 17.00. 

Mais Festas de Lisboa

arraial da renovar a mouraria
©Carla Rosado
Coisas para fazer

Santos Populares 2018: os arraiais em Lisboa

A curtir todos os santos ajudam, mas nenhum ajuda tanto quanto o Santo António. Durante o mês de Junho (e ainda com alguns resquícios em Julho), o santo mais popular de Lisboa transforma a cidade num imenso arraial enquanto assiste, deliciado, ao sacrifício de milhares de sardinhas. Os grelhadores estão a aquecer, as cervejas estão a arrefecer e nós estamos mortinhos por viver um mês em festa. 

sardinhas
DR
Restaurantes

Onde comer sardinha assada em Lisboa

Cheiro a Lisboa é cheiro a sardinha assada. E não só quando faz frio, como diz a marcha popular – é especialmente, aliás, quando faz já algum calor. Chegado Junho já se instalou a necessidade de deitar a sardinha na brasa e logo depois no pão, deixá-la escorrer tudo o que pode, tirar a pele com a ponta dos dedos e limpar-lhe a espinha. Isto enquanto se ouve música pimba de qualidade e se põem manjericos ao luar. Se prefere o recato de um restaurante em vez do alarido de um arraial, escolha um destes cinco sítios para comer sardinha assada em Lisboa, bem perto dos festões para poder fazer seguir a noite. 

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com