A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Festival 5L
DRFestival 5L

Festival 5L. Mais de 100 autores e um programa para ler, ouvir e fazer

Maio começa com um festival literário e termina com uma feira do livro. Mal podemos esperar para nos perdermos entre letras. Comecemos pelo 5L.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Conversas com autores, leituras encenadas, oficinas para pais e filhos, livros em barda. Maio é um mês feliz para leitores ávidos. O 5L – Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa arranca a 4 de Maio, no Palácio Galveias, e prolonga-se até dia 7, estendendo-se por diferentes equipamentos e locais da cidade. Sob o tema “Centro e Fugas”, privilegiam-se os espaços, residentes e expressões culturais que se manifestam nas margens geográficas de Lisboa. Além de uma homenagem a sete escritores nascidos há 100 anos (Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Mário-Henrique Leiria, Millôr Fernandes, Natália Correia e Urbano Tavares Rodrigues), a programação – totalmente gratuita – inclui mesas de autor e de debate, sessões de cinema, performances, leituras, concertos, itinerários e várias actividades para os mais novos.

A sessão de abertura, a decorrer no Palácio Galveias, está marcada para as 17.00 de quinta-feira, com intervenções de José Pinho, director artístico do festival, e Diogo Moura, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa. Segue-se, no mesmo local, a reposição da Kantata do Tecto Incerto, uma peça musical sobre a habitação, que conta com a participação de elementos de todas as idades e ofícios, residentes em Lisboa e arredores (Qui 18.00); uma mesa de debate em torno do hip-hop, com Kalaf Epalanga e Pedro Adão e Silva (Qui 19.00); e mesas de autor com Jokha Alharti, a primeira mulher de Omã a ser publicada em inglês, e Taiye Selasi, que quer trazer para a literatura um discurso que desafia a ideia de fronteira (Qui 19.00 e 21.00). Mas há mais para ver, ouvir e fazer, noutros pontos da cidade.

A 4 de Maio, a Livraria Ferin, por exemplo, dá início ao ciclo de conversas “Sete Centenários”, com uma homenagem a Mário-Henrique Leiria e aos seus famosos Contos do Gin-Tonic (Qui 18.30). À mesma hora, mas no Cinema Fernando Lopes, convida-se o público a descobrir Outros Bairros, de Kiluanje Liberdade, Inês Gonçalves e Vasco Pimentel. Já no dia seguinte, 5 de Maio, além de programas educativos a decorrer no Palácio Galveias e no Auditório Orlando Ribeiro, poderá contar com leituras no Espaço Talante, logo a partir das 11.00; uma performance de Capicua e Fernando Botelho na Biblioteca Itinerante do Jardim da Estrela, às 17.00 e às 18.00; uma performance de Tristany na Estação Ferroviária do Rossio, pelas 19.00; e muitas outras propostas, desde lançamentos de livros, na Biblioteca da Imprensa Nacional e na Ler Devagar, até ao concerto dos Enzima, às 21.00, no Palácio Galveias.

Se preferir programas mais dinâmicos, há vários itinerários previstos para 6 de Maio, como “Bairro Portugal Novo” (Sáb 11.00), com Nuno Furtado, que nos vai guiar por um bairro onde coexistem migrantes do êxodo rural, de Cabo Verde, do Gujarat e da comunidade cigana; e “As costas da cidade”, com Carla Alves e Mário Maia, que nos desafia a percorrer desde ruínas com mais de 100 anos até novos espaços de habitação. Igualmente animada deverá ser a oficina de escrita criativa “Slam” (Sáb 15.00-17.00), na Biblioteca de Alcântara, seguida de uma slam de poesia, o lançamento de Remoso, de Ivan Braz, e performances do projecto Obe e de Tatiana Cobbett. Caso queira ver mais espectáculos, a Biblioteca de Marvila (Sáb 17.00), a Estação Ferroviária do Cais do Sodré (Sáb 19.00) e a Biblioteca de Alcântara (Sáb 23.50) também vão servir de palco a várias actuações.

No último dia do festival, 7 de Maio, destacam-se, por exemplo, a mesa de autor “Fora de Série” (Dom 12.00), que reúne nomes como André Letria, Inês Fonseca Santos e Nuno Matos Valente; a apresentação da Biblioteca do Fim do Mundo, um espectáculo-viagem por autores como Ray Bradbury, Clarice Lispector, Chimamanda Ngozi Adichie, Ursula K. Le Guin, Alberto Manguel, Jorge Luís Borges, Emily Brontë, José Saramago e incontáveis outros (Dom 17.00); o lançamento de Tribuna Negra. Origens do Movimento Negro em Portugal 1911-1933, com edição da Tinta-da-China (Dom 18.00); e a performance de Joãozinho da Costa, Da Água Nasc3ram 3 na Água Morr3m, no Terminal Fluvial do Terreiro do Paço (Dom 19.00). A sessão de encerramento acontece às 21.00, no São Luiz Teatro Municipal, com um concerto dos Expresso Transatlântico e participação de Conan Osíris.

Para não perder pitada, o melhor é consultar a programação completa, disponível online, no site do 5L. As propostas são todas de entrada livre, mas muitas requerem inscrição prévia ou levantamento de bilhete no local em que se realizam.

+ Trinta anos, 560 páginas, uma história. Os Da Weasel em livro

+ Vamos passar a Primavera ao balcão. A Time Out já está nas bancas

Últimas notícias

    Publicidade