• Notícias
  • Vida urbana

Festival Internacional do Ouriço-do-Mar de regresso à Ericeira

Festival Internacional do Ouriço-do-Mar de regresso à Ericeira
©DR

Entre 23 de Março e 8 de Abril, os fãs deste invertebrado marítimo vão andar cheios de pica enquanto experimentam sugestões diárias de 22 restaurantes que aderiram ao festival. Mas há mais.

Reza a lenda que o nome Ericeira é uma evolução da palavra Ouriceira, ou seja, “terra de ouriços”, embora existam teorias que apontem para uma ligação com os ouriços-cacheiros. Mas a iguaria local, que também dá pelo nome de Paracentrotus lividus, é a estrela deste festival de sabor a mar.

Jornadas técnicas, degustações, mostra gastronómica, showcooking e restaurantes. O programa da 4ª edição do Festival Internacional do Ouriço-do-Mar da Ericeira tem muitas arestas e vai ocupar o Mercado Municipal da Ericeira durante mais de duas semanas.

Se já sabe a que sabe o ouriço do mar, o que sabe sobre ele? O programa arranca a 23 de Março de manhã com as chamadas Jornadas Técnicas, onde investigadores nacionais e internacionais apresentam projectos de investigação científica e de preservação do ouriço-do-mar. No mesmo dia há showcooking e a 24 e 25 de Março, da parte da tarde, terá lugar uma mostra gastronómica com cozinheiros conceituados, como Vasco Lello (Memmo Príncipe Real Hotel), Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão, Santarém), Bertílio Gomes (Chapitô à Mesa), José Pinheiro (Eira do Mel, Vila do Bispo) ou o chef italiano Marco Martini, que já leva uma estrela Michelin no currículo à boleia do seu Marco Martini Restaurant, em Roma.

Já o projeto Go Foodies, uma iniciativa que cruza a investigação científica com a gastronomia de todo o mundo, vai participar com a iniciativa “Vamos à Maré”, que convida os participantes a visitar a maré vazia na Praia da Ribeira d’Ilhas, para observação, identificação e apanha de ouriços-do-mar e algas, na companhia do cientista Ricardo Melo.

É que além de divulgar o ouriço-do-mar, a missão do festival passa também por alertar para a preservação de recursos, biotecnologia e biodiversidade. O programa completo está aqui.

Mercado Municipal da Ericeira, Rua do Mercado, 22

+ Mais um Estoril Experience Day prestes a arrancar

+ Os melhores restaurantes de peixe e marisco

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments