Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores restaurantes de peixe e marisco

Os melhores restaurantes de peixe e marisco

Mergulhámos de cabeça nos espaços com sabor a mar e descobrimos os melhores restaurantes de peixe e marisco em Lisboa

Cervejaria Liberdade
Fotografia: Arlindo Camacho Cervejaria Liberdade
Por Mariana Correia de Barros |
Publicidade

Fomos à pesca e descobrimos os melhores restaurantes de peixe e marisco em Lisboa. Do mar para o prato, sem espinhas, esta lista sabe a Verão o ano inteiro. 

Os melhores restaurantes de peixe e marisco

Adraga - Mexilhões
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes, Frutos do mar

Adraga

icon-location-pin Sintra

Parte do encanto do restaurante de peixe e marisco da Adraga reside na simplicidade e descontracção do sítio. Os últimos anos conheceram um ou outro upgrade decorativo, mas as toalhas de papel, as travessas de alumínio e outros detalhes que acusam tradição, mantiveram-se intactos. Afinal, o que importa aqui é o peixe e o marisco frescos, algum apanhado ali perto, onde as águas são frias e agitadas, e grelhado por quem entende da matéria. Guarde espaço para as sobremesas, todas, sem excepção, exímias.

Perfeito para: um almoço com sol de Inverno, numa das mesas ao lado da janela.

Obrigatório provar: os robalos, pescados à linha ali na zona e os percebes, também locais.

A Time Out diz
água pela barba
Fotografia: Manuel Manso
Restaurantes

Água pela Barba

icon-location-pin Chiado/Cais do Sodré

É uma daquelas recomendações infalíveis quando alguém pergunta, “e um sítio barato e giro para jantar?”. O Água pela Barba (ex-Isco da Bica, paz à sua alma) encaixa que nem uma luva no pedido e tem uma carta muito orientada para peixes e mariscos, sempre em pratos para dividir. Dos tacos de peixe frito ao ceviche de peixe, do arroz do mar à sapateira no pão, aqui a excepção ao oceano só se faz dois pratos de porco e belíssimas sobremesas - arme-se em egoísta e peça as canilhas só para si.

Perfeito para: um jantar de amigos animado, sem sofrer com a dolorosa no final

Obrigatório provar: a burrata com pesto de amêndoas e camarão grelhado

A Time Out diz
Publicidade
Azenhas do Mar - Percebes
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes

Azenhas do Mar

icon-location-pin Sintra

A idílica localidade em que está inserido deu o nome a este clássico restaurante de peixe e marisco, onde as refeições são feitas numa sala envidraçada em cima da piscina e da praia das Azenhas do Mar. E se não é mesmo isto que apetece num dia de sol radioso ou de chuva e mar bravo? Comece pelas amêijoas à Bulhão Pato e pela salada de polvo, lambuze-se com o camarão frito (não se esqueça das torradas para mergulhar no molho), siga para os percebes e depois divida um bife de atum ou do lombo. Aqui é tudo óptimo.

Perfeito para: um almoço de amigos, regado a vinho de Colares.

Obrigatório provar: os percebes, quase sempre da zona.

A Time Out diz
Cervejaria Liberdade
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes, Cervejarias

Cervejaria Liberdade

icon-location-pin Avenida da Liberdade

As obras do Tivoli Avenida da Liberdade ditaram o encerramento da Brasserie Flo (Deus a tenha) e o nascimento de uma marisqueira chiquérrima com toalhas de pano e um serviço irrepreensível - mas atenção que o bife tártaro permanece na carta, ufa! Comece pelas gambas do Algarve que chegam com o couvert, siga por uma dose de marisco, entre pelos sashimis (porque não?) e depois avance para uns filetes de peixe galo ou uns secretos de porco preto. O remate perfeito faz-se com a mousse de cacau, bem amarga.

Perfeito para: uma mariscada fora da caixa, isto é, sem travessas de inox e barulho de talheres.

Obrigatório provar: a casquinha de santola.

A Time Out diz
Publicidade
Furnas do Guincho - Bacalhau à Lagareiro
©DR
Restaurantes, Frutos do mar

Furnas do Guincho

icon-location-pin Cascais

Há hábitos de restaurantes a que os portugueses já deviam estar habituados. O momento em que chega à sala um peixe em chamas (a receita é peixe ao sal) deslumbra estrangeiros mas ainda faz, e continuará a fazer, virar cabeças até de quem não come peixe. No Furnas do Guincho, é costume ver sair um carrinho destes da cozinha por dia, num aparatoso espectáculo. Contudo, pode poder o mesmo exemplar no forno, pode optar peça açorda de lagosta, a cataplana de polvo ou só pelos mariscos. Indoor ou na magnífica esplanada

Perfeito para: um almoço ao em cima do mar, naqueles dias sem vento em Cascais.

Obrigatório provar: o bacalhau à lagareiro.

A Time Out diz
bruxas do mar do inferno
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes, Frutos do mar

Mar do Inferno

icon-location-pin Cascais

Poucos lhe chamam Mar do Inferno e preferem tratá-lo pela alcunha “Lourdes” ou “Dona Lourdes”. E é à matriarca da família que todos apelam em dias de Verão para conseguir uma mesa na esplanada (cá entre nós, a sala interior ainda é melhor, mas shhh…), e a quem todos agradecem à saída, depois de encherem a barriga com especialidades de mar vindas ali de perto. Em caso de muita fome, atire-se à travessa do mar, com robalo, dourada, gambas, mexilhões e acompanhamentos. Ou então, fique-se pela mariscada.

Perfeito para: poder dizer com propriedade aos cascaenses que “foi à Lourdes”.

Obrigatório provar: as bruxas de Cascais.

A Time Out diz
Publicidade
filetes monte mar
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes, Frutos do mar

Monte Mar

icon-location-pin Cascais

A marca Monte Mar tem vindo a crescer ao longo dos anos, qual milagre da multiplicação (dos pães e) dos peixes. Mas continuamos a ser preferir o da Estrada do Guincho a todos os outros. Não só porque as marés do Tejo não geram nem ondas nem tão perfeitas como as que rebentam ao lado das mesas do restaurante cascaense, como porque aquele serviço simpático à moda antiga é impagável. A ementa mantém-se quilométrica, as sugestões do dia, idem, mas isso são só razões válidas para voltar lá sempre e provar coisas novas.

Perfeito para: uma escapadinha a Cascais com direito a bom peixe e vista para o mar.

Obrigatório provar: os filetes de pescada com arroz de berbigão.

A Time Out diz
Restaurante Nunes Real Marisqueira - Gambas
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes, Frutos do mar

Nune's Real Marisqueira

icon-location-pin Belém

Marisqueira que se preze tem presunto cortado fininho, imperial gelada (aqui o melhor é pedir as canecas de metal da casa), um aquário de crustáceos recheado, pregos no pão e barulho, porque as pessoas alegres falam alto. A Nune’s tem tudo isso em boas quantidades. A lista de mariscos é interminável, os pratos de peixe também são famosos - prove os filetes de lagosta com arroz de gambas - e ainda se sai bem nas carnes, com uma entrecôte maturada deliciosa. A aventura não vai sair barata, mas um dia não são dias.

Perfeito para: almoçar ou jantar na zona preferida dos turistas séniores.

Obrigatório provar: as gambas do Algarve cozidas em água do mar.

A Time Out diz
Publicidade
Mercado do Peixe - Ovas
©DR
Restaurantes, Frutos do mar

Mercado do Peixe

icon-location-pin Ajuda

Para infelicidade dos lisboetas, o centro da cidade não é particularmente forte em restaurantes de peixe. Setúbal, Cascais e Sintra continuam a ser os melhores destinos para quem quer comer um peixe grelhado acabado de pescar, mas a Ajuda, graças a este ícone que é O Mercado do Peixe, também deve ser tida em conta nessas alturas. A pequena lota à entrada, onde convivem sargos, robalos, pregados, imperadores, garoupas e chernes está lá para apontar o espécime pretendido e depois é ver a equipa de cozinheiros fazer magia

Perfeito para: comer bons mariscos e peixes grelhados à porta da cidade.

Obrigatório provar: as ovas grelhadas com batata assada.

A Time Out diz
Restaurante Relento - Mariscada
Fotografia: Manuel Manso
Restaurantes, Frutos do mar

O Relento

icon-location-pin Oeiras

É uma popular cervejaria-marisqueira de Algés, que sopra este anos as 55 velas e, perdoe-se a queda em clichés, mas está como o vinho do Porto: cada vez melhor. Tem sempre óptimos mariscos - na devida época até tem o raro camarão da Quarteira (de rabo azul) - e, garantiu em tempos à Time Out, tem sempre percebes na lista, já que trabalha com vários fornecedores. Mas antes de se encher de mariscos tenha em conta dois factores: os salgados de entrada são divinais, as carnes idem. E agora?

Perfeito para: arranjar mais cinco amigos e convencê-los a dividir a Travessa de Marisco.

Obrigatório provar: o bife especial à Relento, com mostarda, na frigideira.

Mostrar mais

Onde comer bem em Lisboa

Solar dos Presuntos - Cozido à Portuguesa
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Os melhores restaurantes de cozinha tradicional em Lisboa

Do Minho ao Algarve, do interior ao litoral – não é preciso sair de Lisboa para experimentar os melhores sabores da cozinha portuguesa. Açordas, bacalhaus, rissóis e pataniscas. Entremeadas, croquetes, cozidos e empadões – o que não faltam nestes restaurantes de cozinha tradicional em Lisboa são especialidades do país inteiro.      Recomendado:Os melhores restaurantes em Lisboa até 20 euros

Publicidade
Butchers - Maminha Black Angus
Fotografia: Ana Luzia
Restaurantes

Os melhores restaurantes de carne em Lisboa

A salivar por um bom bife? Já tínhamos desmistificado a carne maturada e mostrado os melhores sítios para a comer, mas estava a faltar uma lista essencial dos melhores restaurantes de carne em Lisboa. Carnívoros da cidade: este roteiro é para vocês.  Recomendado: os melhores hambúrgueres em Lisboa

El Bulo
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Os melhores restaurantes latino-americanos de Lisboa

Não sabe onde comer causas, tacos, moquecas, ceviches, empanadas e guacamole na cidade? Atravessámos o Atlântico sem sair de Lisboa para lhe apresentar os melhores restaurantes latino-americanos. Para escorregar melhor, pode escolher entre mojitos, pisco sours, caipirinhas e margaritas. Mantenha um copo de água por perto, que a coisa pode aquecer.  

Publicidade