A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Simple Machines
©Ugo Dehaes

FIMFA Lx22: as marionetas voltam a ganhar vida em Lisboa

Durante três semanas, produções portuguesas e internacionais invadem a agenda da cidade, num festival para toda a família.

Editado por
Mauro Gonçalves
Escrito por
Maria João Alexandre
Publicidade

O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, também conhecido como FIMFA Lx, volta a Lisboa entre 13 de Maio e 5 de Junho, numa edição orientada para repensar a relação com a tecnologia através do objecto, do corpo e do movimento. A programação volta, assim, a juntar criadores de renome mundial, sendo o festival português um dos mais importantes pontos de encontro do teatro de marionetas.

São vários os palcos que vão receber as mais de 20 apresentações, entre eles o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural da Malaposta e o Museu Nacional do Teatro e da Dança.

A abertura do festival (13 de Maio) será no São Luiz Teatro Municipal com Work, de Claudio Stellato, um espectáculo de envolve dança, escultura, novo circo e teatro visual. No mesmo local, o público poderá assistir a Le Présent c’est l’Accident! (14 de Maio), uma peça musical francesa, a Quelque chose s’attendrit (17 e 18 de Maio), também composto por marionetas francesas, à produção belga Simple Machines (21 e 22 de Maio) e ao monólogo italiano Earthbound (20 e 21 de Maio).

Claudio Stellato
Pierre RigoClaudio Stellato FIMFA

Já o Teatro Nacional recebe Frankenstein (19, 20 e 21 de Maio), que leva a palco dois actores-manipuladores, um pianista e uma cantora lírica. Já no Teatro do Bairro serão apresentados Auto da Criação do Mundo (29 de Maio), dos Boneco de Santo Aleixo, HEN (26, 27 e 28 de maio) o cabaré francês de uma marioneta queer e punk, Jardineiro Imaginário (21 e 22 de Maio), do Teatro de Marionetas do Porto, e Ersatz (2, 3 e 4 de Junho).

Os mais novos não ficam esquecidos. Haverá dois espectáculos no LU.CA - Teatro Luís de Camões: Karl (13 de Maio para escolas, e 14 e 15 para famílias), sobre formas de madeira que se transformam por magia, e Hermit (19 e 20 de Maio para escolas, e 21 e 22 para famílias), que conta a história de uma casa em miniatura e do seu tímido habitante. Os jardins do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta recebem Big Bugs (4 e 5 de Junho), outro espectáculo holandês.

Marta Cuscanà FIMFA
©Guido MencariMarta Cuscanà

Para além de todas as apresentações, esta edição traz exibições de filmes, workshops e encontros com os artistas. No dia 15 de maio haverá uma masterclass com o artista e coreógrafo Claudio Stellato, no São Luiz Teatro Municipal, com uma aula sobre movimento, improvisação e criatividade. O Teatro Luís de Camões recebe no dia 28 e 29 de Maio uma Oficina de Construção de Marionetas para crianças com a Trupe Fandanga. Todo o programa pode ser encontrado no site de A Tarumba.

Este ano, o FIMFA Lx voltou a atribuir o Prémio de Mérito Cultura Henrique Delgado, desta vez aos Bonecos de Santo Aleixo, de Évora. Este prémio pretende reconhecer pessoas, estruturas e instituições que tenham contribuído para o reconhecimento das marionetas em Portugal. 

Bonecos de Santo Aleixo
©Estelle ValenteBonecos de Santo Aleixo, Évora

Vários teatros em Lisboa. De 13 de Maio a 5 de Junho. Espetáculos: de grátis a 16€ (a confirmar no local do espetáculo). Masterclasses e workshops: 5€. Inscrições: fimfafestival@gmail.com (masterclass de Claudio Stellato) e bilheteira@lucateatroluisdecamoes.pt (Oficina de Construção de Marionetas).

+ Às escuras e com pratos amigos do ambiente. InterContinental assinala Hora do Planeta

+ Lojas e arte saem à rua só para recordar: Os Anjos não dormem

Últimas notícias

    Publicidade