A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Galerias Romanas da Rua da Prata
DRGalerias Romanas da Rua da Prata

Galerias Romanas da Rua da Prata abrem de 21 a 23 de Abril

É uma oportunidade rara. O Museu de Lisboa abre as Galerias Romanas da Rua da Prata aos visitantes, durante três dias. Basta comprar bilhete e aparecer.

Escrito por
Carlota Morais
Publicidade

Durante três dias, de 21 a 23 Abril, o Museu de Lisboa vai abrir ao público as Galerias Romanas da Rua da Prata, como forma de assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. 

Descoberta no subsolo da Baixa em 1771, na sequência do terramoto de 1755, esta estrutura romana corresponde a um criptopórtico, uma solução arquitectónica subterrânea que servia para sustentar estruturas de grande dimensão localizadas à superfície.

Já no início do século XX, estas galerias romanas ficaram conhecidas como “Conservas de Água da Rua de Prata”, por serem utilizadas pela população como cisterna, um depósito ou reservatório que servia para armazenar e conservar a água.

Hoje em dia, esta herança da ocupação romana pode ser visitada uma vez por ano. O Museu de Lisboa propõe dois percursos, que incluem e complementam a visita a estas estruturas subterrâneas e que abrangem o Teatro Romano e a Casa dos Bicos. A 21 de Abril, as galerias podem ser visitadas das 16.00 às 18.30. Nos restantes dois dias, 22 e 23 de Abril, as visitas começam às 09.30 e estendem-se até às 18.30.

Os bilhetes têm o custo de 3€ e em breve vão estar à venda na plataforma Blueticket. A compra é limitada a quatro bilhetes por pessoa. Assegurada a descida, o ponto de encontro é no cruzamento entre a Rua dos Correeiros e a Rua da Conceição. As visitas realizam-se em grupo e duram entre 20 e 25 minutos. Pede-se aos visitantes que cheguem ao local com 15 minutos de antecedência.

Rua da Conceição, 62. 21-23 Abr. 3€

Texto editado por Mauro Gonçalves.

Anotações. Escrever nos livros que se lê é uma forma de conversar?

Sarcasmo, realidade virtual e trash TV: o regresso de Wasted Rita à Underdogs

Últimas notícias

    Publicidade