A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Gulbenkian celebra Antonio Tabucchi com três dias temáticos

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

“Galáxia Tabucchi”. Assim chamou a Fundação Gulbenkian ao programa de três dias dedicado à vida e obra do escritor italiano, que viveu em Portugal, e que morreu em 2012 aos 68 anos. O programa, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de Abril, inclui dois dias de intenso debate, um filme, um documentário, leituras musicadas e ainda uma exposição documental que poderá ser vista durante o mês inteiro.

Manuscritos, documentos, fotografias e vários objectos do acervo familiar de Tabucchi vão estar em destaque na exposição que se vai focar na relação do autor com Portugal – considerado um dos maiores nomes da literatura europeia, Tabuchi conhecia Portugal desde os 22 anos e considerava-o o seu país de adopção.

Da exposição, na galeria do piso inferior do edifício sede, fazem ainda parte excertos de entrevistas do escritor a Maria João Seixas e Mega Ferreira, que incidem sobretudo nesta ligação de Tabuchi a Portugal, o país que escolheu para viver.

De 9 a 10 de Abril, duas dezenas de estudiosos, escritores, tradutores e amigos do autor, provenientes dos quatro cantos do mundo, estarão reunidos na Gulbenkian para justificar o nome do programa: Galáxia Tabucchi.

Os debates terminam com a leitura, por Jorge Silva Melo e Fabrizio Gifuni, de textos de Tabucchi, ao som da música de Carlos Martins e de Carlos Barretto.

Mas há ainda o cinema. No dia 8 de Abril, aproveitando a Festa do Cinema Italiano, será exibido no cinema São Jorge o documentário Se de tudo fica um pouco – No rasto de Antonio Tabucchi, em que o realizador Diego Peruci faz uma viagem por pensamentos e pelos locais de eleição do escritor italiano.

No dia seguinte, a 9 de Abril, na sala Polivalente da Colecção Moderna, será a vez do filme Requiem, realizado em 1998 por Alain Tanner e baseado na obra, com o mesmo nome, escrita por Tabucchi.

O programa completo pode ser consultado aqui. A entrada é gratuita.

+ Festa do Cinema do Italiano, ou uma italianada por dia é sempre uma alegria…

+ TVCine 2 junta-se à Festa do Cinema Italiano

Últimas notícias

    Publicidade