A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Hotéis de três estrelas são os que estão a aumentar mais os preços em Lisboa

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

Observatório do Turismo de Lisboa dá conta de um aumento generalizado dos preços na região. O número de visitantes britânicos está a diminuir, o de norte-americanos a aumentar.

Reservar quarto num hotel em Lisboa voltou a encarecer. Os preços médios aumentaram na ordem dos 20%, entre Julho do ano passado e o mesmo mês deste ano, tanto na cidade como na área metropolitana. Os hotéis de três estrelas estão a carregar mais nos preços do que os de quatro e cinco estrelas, penalizando quem tem menos poder de compra.

Os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Observatório do Turismo de Lisboa revelam, na cidade, um agravamento de 20,2% no preço médio por quarto vendido e de 18,8% no preço médio por quarto disponível. Uma variação homóloga calculada para toda a oferta hoteleira que, vista à lupa, mostra que os hotéis de três estrelas puxaram a média para cima: nestas unidades, os preços cresceram 25,9% por quarto vendido e 24,4% por disponível.

Os números para os hotéis de cinco estrelas (19,1% e 17,9%, respectivamente) e para os de quatro estrelas (18,7% e 17,3%) são inferiores. De qualquer modo, e apesar de uma queda de 1,2 pontos percentuais (de 86,31% em Julho de 2017 para 85,28%, um ano depois), a taxa de ocupação por quarto “mantém-se em linha com o ano anterior”: 79,39%. Isto significa que esta variação negativa foi compensada nos meses anteriores.

O relatório do Observatório do Turismo de Lisboa sublinha ainda um dado já conhecido: há menos turistas britânicos (-14,1%) e espanhóis (-1,2%) a visitar a região, e mais norte-americanos (23,4%), italianos (12,2%), brasileiros (9,7%) e holandeses (6,1%). No que diz respeito aos cruzeiros, tanto o número de navios (12,5% – ou seja, mais dois) como o de passageiros (quase 50%, de 26.090 para 38.916) cresceram em termos homólogos.

+ Os melhores hotéis em Lisboa

+ Os melhores hotéis de luxo em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade