A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Lisboa
Fotografia: Nicole Reyes/ UnsplashLisboa

Lisboa é a quarta cidade mais saudável do mundo

A conclusão é do site britânico ‘Money’, que todos os anos divulga o “Índice dos Lugares Mais Saudáveis Para Viver”.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Ter um estilo de vida mais saudável — comer melhor, consumir menos álcool e praticar mais exercício físico — é um dos objectivos com maior presença nas listas de resoluções de ano novo. Segundo o site britânico Money, que se dedica à produção de conteúdos que ajudem os seus leitores a tomar decisões financeiras informadas, Lisboa é uma das cidades para onde é melhor mudar-se se quiser o máximo de ajuda possível na hora de adoptar hábitos sadios, como praticar desporto ao ar livre. Distinguida com o quarto lugar no mais recente “Índice dos Lugares Mais Saudáveis Para Viver”, a capital portuguesa destaca-se por ter mais de 2800 horas de sol por ano, o que significa muita vitamina D para os seus habitantes.

Para criar o “Índice dos Lugares Mais Saudáveis Para Viver”, foram avaliadas 96 cidades, seleccionadas de um conjunto inicial de mais de 700, com base em 21 métricas, incluindo horas de luz solar anuais, níveis de poluição, despesa corrente em saúde no PIB, prevalência de transtornos mentais e uso de substâncias e taxas de obesidade, criminalidade e segurança. “Este ano, a nossa pesquisa teve também em consideração factores relacionados com a actual pandemia global. Para a edição de 2022, adicionámos métricas como a acessibilidade aos cuidados de saúde e o número de enfermeiros de saúde mental, assistentes sociais, psiquiatras e psicólogos em cada país”, lê-se no site da Money, que disponibiliza mais informações sobre a metodologia utilizada.

Índice dos Lugares Mais Saudáveis Para Viver
Money.co.ukÍndice dos Lugares Mais Saudáveis Para Viver

No ranking dos 20 países mais saudáveis do mundo, o Japão é o grande vencedor, graças aos excelentes transportes públicos, que levam menos pessoas a andar de carro; aos hábitos de consumo mais saudáveis, com porções menores e pratos ricos em proteínas; a uma taxa de obesidade de apenas 3,6%; e à expectativa de vida mais alta do mundo. Infelizmente, Portugal não entra neste top, mas Lisboa ocupa o quarto lugar no índice de cidades mais saudáveis. Em primeiro e em segundo lugar, estão Valência e Madrid, ambas em Espanha. Canberra, na Austrália, encontra-se em terceiro lugar: a Money destaca o facto de ser uma das cidades mais seguras do mundo, ter níveis de poluição muito baixos e mais de 2000 horas de sol por ano.

O “Índice dos Lugares Mais Saudáveis Para Viver” inclui ainda outra cidade portuguesa: o Porto, em 14.º lugar, precedido de Tóquio, no Japão (em quinto lugar); Zurique, na Suíça (sexto); Viena, na Áustria (sétimo); Chiang Mai, na Tailândia (oitavo); Adelaide, na Austrália (nono); Ljubljana, na Eslovénia (décimo); Singapura (11.º); Helsínquia, na Finlândia (12.º); e da Talin, na Estónia (13.º).

+ Lisboa Verde: guia essencial da sustentabilidade na cidade

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade