A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Parques, Passeios, Parque dos Poetas
©Mariana Valle LimaParque dos Poetas

Mostra de Artes da Palavra volta a Oeiras a 25 de Fevereiro

É a 2ª edição e acontece entre 25 de Fevereiro e 8 de Maio. O programa inclui exposições, espectáculos e workshops, tudo com entrada livre.

Mauro Gonçalves
Editado por
Mauro Gonçalves
Escrito por
Lucas Corrêa
Publicidade

O Festival MAP – Mostra de Artes da Palavra está de regresso a Oeiras para a segunda edição, que começa já a 25 de Fevereiro, mas cujo ponto alto será entre os dias 4 e 8 de Maio. A programação inclui espectáculos de spoken word, performances poéticas e musicais, debates, workshops, exposições e cinema, além de uma conferência de abertura e de quatro masterclasses

O festival, que integra o programa da candidatura de Oeiras à Capital Europeia da Cultura 2027, vai ter como palco principal o Parque dos Poetas, mas também vai chegar ao Auditório Municipal Maestro César Batalha, à Escola Secundária Luís Freitas Branco e ao Hotel Vila Galé, sempre com entrada livre.

A edição deste ano é marcada por um país convidado: o Brasil. A literatura e a riqueza linguística brasileira vai servir de inspiração para exposições e espectáculos, como é o caso de Palavra Prima, um tributo a Chico Buarque.

Entre as iniciativas, destaca-se o regresso da tertúlia literária Café dos Poetas, com mediação do jornalista Nuno Miguel Guedes. A primeira tertúlia acontece a 25 de Fevereiro, no Templo da Poesia, e vai ter como tema "Cesário: O Poeta dos Poetas". Os convidados para essa sessão são Fernando Pinto do Amaral, Elisabete Marques, Manuel João Vieira e Carlos Barretto.

A 4 de Maio, arranca a conferência "Onde Podemos Viver Senão Nos Dias?". Neste debate estarão presentes Nicolau Santos, Luaty Beirão, Jorge Barreto Xavier, entre outros nomes. O MAP vai ainda reunir nomes como Richard Zenith, Irene Flunser Pimentel, Jorge Palma e Adolfo Luxúria Canibal ao longo da programação.

O que também regressa são as open calls, a puxar pelo carácter participativo da comunidade. Ao todo, estão abertas três iniciativas. Um concurso de fotografia que promove o cruzamento entre imagem, palavra e música com inscrições abertas até 28 de Fevereiro que devem ser feitas no site da MAP.

O Batimento, também com candidaturas abertas no site, tem como objectivo reunir dois projectos (individuais ou de bandas até um máximo de quatro elementos) que tenham composições originais, com inscrições até 25 de Fevereiro. Por fim, Voz – O Poder Da Palavra quer promover, entre os alunos do 10º e o 12º ano dos concelhos de Oeiras e Amadora, a força e a necessidade da escrita discursiva e da oratória. As inscrições devem ser feitas no site até 31 de Março.

Oeiras. De 25 de Fevereiro a 8 de Maio. Entrada gratuita.

Há uma mini-feira popular em Lisboa, mas poucos deram por ela

+ Oeiras anima Fevereiro com noites de fado

Últimas notícias

    Publicidade